Em palestra no Museu Goeldi, Hans Ter Steege aborda problemas e desafios para a conservação das árvores amazônicas
Agência Museu Goeldi – Na próxima segunda-feira, 11, o pesquisador Dr. Hans Ter Steege ministra a palestra “Oportunidades e ameaças à biodiversidade de árvores na Amazônia” no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Steege é pesquisador sênior do Naturalis Biodiversity Center e lidera a Amazon Tree Diversity Network (ATDN). O evento é uma realização do Programa de Pós-Graduação em Ciências Biológicas – Botânica Tropical, convênio entre Museu Goeldi e Universidade Federal do Pará (UFPA). Não é necessária inscrição e a participação é aberta a todos os interessados.
Em 2013, Steege liderou o estudo em coautoria com pesquisadores do Museu Goeldi e outras instituições sobre a hiperdominância de poucas espécies de árvores na Amazônia. Apenas 227 espécies das 16.000 correspondem a mais da metade de indivíduos da floresta amazônica. Duas espécies de açaí, breu e matamatá-branco fazem parte da lista de hiperdominantes. Para saber mais, leia a matéria completa aqui.
O palestrante – Hans Ter Steege é especialista no estudo de diversidade florestas tropicais, dos mecanismos que geram e regulam essa diversidade e dos modelos de gestão dos recursos naturais. Participou do programa de gestão da Guyana para o desenvolvimento e monitoramento de políticas ambientais, além de pesquisas científicas na Guiana e Vietnã.
Serviço:
Palestra “Oportunidades e ameaças à biodiversidade de árvores na Amazônia”, ministrada pelo Dr. Hans Ter Steege. Dia 11 de agosto, às 15h, no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Entrada livre.

