Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna

Consulta ao acervo

Coleção de Obras Raras

Publicações MPEG para venda

Termo de doação de materiais bibliográficos

Histórico e Serviços

A Coordenação de Informação e Documentação (CID) tem a missão de gerenciar, preservar e disseminar informações e documentos sobre as áreas de atuação do Museu Goeldi e da Amazônia. Originou-se de uma biblioteca especializada em História Natural, Geografia, Etnologia e Arqueologia, idealizada desde a fundação do Museu Goeldi, em 1866, mas concretizada somente em 1894 por Emílio Goeldi. A Coordenação é formada pela Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna (BIB) e pelo Arquivo Guilherme de La Penha (ARQ)

O acervo da Biblioteca é especializado em Ciências Humanas e Naturais e em assuntos amazônicos, formado por meio de compra, doação e permuta. Inclui livros, periódicos, folhetos, separatas, mapas, CDs, fotografias, filmes, fitas e microfilmes. A Coleção Especial, com edições desde o século XVI, conserva um valioso conjunto de livros raros, antigos e valiosos de grande importância para a Amazônia.

Arquivo é formado pelo conjunto de documentos produzidos, recebidos e acumulados pelo Museu Goeldi no decurso de suas funções, nas fases intermediária e permanente/histórica, que formam o grande fundo do MPEG. E ainda pelos fundos de origem privada, que contêm documentos doados ou custodiados por pessoas, famílias e instituições que se dedicaram aos diversos campos do conhecimento científico na Amazônia, ou que são de interesse institucional. Na Coleção Fotográfica estão reunidos cerca de 20.000 documentos, entre os quais se destacam 1.420 negativos em vidro produzidos entre o final do século XIX e primeira metade do XX.

A Coordenação de Informação e Documentação oferece os seguintes serviços por meio de sua Biblioteca e do Arquivo: Comutação Bibliográfica, Empréstimo e Consulta de documentos bibliográficos e arquivísticos, Visita orientada, Normalização bibliográfica, Venda de publicações, Levantamento bibliográfico e Pesquisa documental arquivística, Orientação aos Gestores de Arquivos Setoriais/MPEG, Reprodução de documentos bibliográficos, fotográficos e arquivísticos.

Atendimento ao público

A Biblioteca está aberta ao público em geral para pesquisa nos seguintes horários: de 2ª à 6ª de 8h às 17h.

Museu Paraense Emílio Goeldi
Campus de Pesquisa
Av. Perimetral, 1901 - Terra Firme
CEP: 66077-530 - Belém - PA - Brasil
Tel: (91) 3075-6278, 3075-6266
E-mail: mgdoc@museu-goeldi.br/ gilda@museu-goeldi.br / andreadeassis@museu-goeldi.br

A consulta online à base de dados da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna está temporariamente indisponível. Para obter informações do acervo, preencha o formulário abaixo ou entre em contato com o setor através do e-mail: mgdoc@museu-goeldi.br

CAPTCHA
Esta ferramenta é para saber se você é um visitante humano e para prevenir envios de textos automatizados.
Escreva os caracteres na imagem acima.

Digite seu nome de usuário Museu Paraense Emílio Goeldi .
Digite a senha da sua conta de usuário.