MPEG Leva Educação à Comunidade

O projeto existe desde1985, como resultado das experiências institucionais no bairro da Terra Firme, em Belém (PA). Desenvolve trabalhos com centros comunitários da cidade, enfocando aspectos relacionados à melhoria da qualidade de vida dos moradores dos bairros periféricos.

Criado como estratégia para aproximação da instituição com as comunidades do entorno do Campus de Pesquisa, pelo então diretor Dr. Guilherme de La Penha, o projeto considera o meio ambiente e ciência como indicadores de qualidade de vida. Utilizando uma metodologia de pesquisa qualitativa, as ações do projeto são monitoradas por meio de reuniões mensais e questionários aplicados a cada ação. Nesta linha foram levados e debatidos temas ligados às áreas do Goeldi, com mais de 3.000 participantes.

A temática constante tem sido a alimentação saudável e as possibilidades de reaproveitamento dos elementos da flora amazônica com a inclusão dos elementos advindos do conhecimento tradicional dessas comunidades. A consultora deste trabalho com a alimentação saudável é Dra Clara Takaki Brandão.

Publicações:

O Museu Goeldi e a comunidade do bairro da Terra Firme - a educação ambiental mostrando novos rumos (NUMA/UFPA 1996);

Educação em ciência para a comunidade, publicado no livro Diretrizes Educacionais: Educação Ambiental em Jardins Botânicos.

Além das publicações, são promovidos exposições das atividades, implantação de hortas e bibliotecas comunitárias no bairro da Terra Firme, exibição de vídeos científicos, visitas de comunitários às coleções científicas do MPEG e de cientistas às comunidades.

Como resultado positivo foi estabelecido uma parceria com o IBRAM por meio do Programa Pontos de Memória. O bairro da Terra Firme foi contemplado com um ponto de memória.

Digite seu nome de usuário Museu Paraense Emílio Goeldi .
Digite a senha da sua conta de usuário.