Política de CT&I - Política de CT&I deve lançar esforços para recursos humanos, diz Raupp

Data:
01/10/2013 - 14:15

O ministro da Ciência, Tecnologia e Inovação, Marco Antonio Raupp, esteve esta segunda (30) no Clube de Engenharia do Rio de Janeiro, a convite do presidente da instituição, Francis Bogossian, para fazer a palestra “Ciência, Tecnologia e Inovação para o Desenvolvimento Sustentado do Brasil”. Raupp destacou em seu discurso uma das linhas da política do MCTI, que é o fomento à formação e capacitação de recursos humanos para pesquisa e desenvolvimento (P&D).

Raupp reforçou a importância de “aumentar substancialmente” o número de alunos formados em engenharia, matemática e ciências naturais, bem como de abrir aos estudantes as perspectivas do empreendedorismo. “Se queremos produzir conhecimento com capacidade de inovar, temos que ter profissionais capacitados para isso”.

Segundo ele, o Brasil tem um déficit educacional e social que influencia diretamente no exercício da cidadania e que, por isso, a política da Ciência, Tecnologia e Inovação deve direcionar esforços para a formação e capacitação de recursos humanos.

“Esses esforços, no Brasil, são executados por programas do Ministério da Educação [MEC] com o MCTI em conjunto. Essa parceria não visa apenas à formação de doutores; o ensino técnico também é fundamental para a questão tecnológica, pois precisamos de técnicos competentes para trabalhar em laboratórios, em desenvolvimento de instrumentos e equipamentos, entre outros setores de P&D”.

Outro ponto a ser considerado na formação de recursos humanos, destacou o ministro, é a qualificação da ciência em relação às demandas econômicas e sociais do país. “Temos que ter empresas globais, capazes de desenvolver novos produtos e tecnologias para estarem aptas a competirem no mercado internacional”.

Texto: Juliana Leite – Ascom do MCTI

MCTI, 1/10/2013.