Olhares cruzados sobre povos litorâneos de comunidades dos países de língua portuguesa: percepção acerca do uso e gestão de territórios em comunidades haliêuticas no Brasil, Moçambique e Portugal (Belém - Lisboa - Maputo – Nampula)

Os temas referem-se ao uso e gestão dos territórios e dos recursos naturais; as gentes e sua organização social; o diálogo intercultural e a transmissão de conhecimentos, que regem o nexo social interno e além das fronteiras. As áreas da pesquisa são comunidades haliêuticas de Sesimbra, Setúbal, Carrasqueira, Póvoa de Santa Iria, estuário do Rio Sado e Vila Chã – Freguesia do Porto (Portugal, regiões do Atlântico); Costa do Sol, Baía de Maputo, litoral de Pemba – capital da Província de Cabo Delgado (Moçambique, regiões do Índico). No Brasil, abrangem os municípios de Marapanim, Marudá, Curuçá, Salinópolis e Bragança, na Zona do Salgado, e áreas estuarinas como a orla de Belém e as ilhas circundantes, em especial, a Ilha do Combu.

Organizadores: Lourdes Gonçalves Furtado, Isolda Maciel da Silveira, Ivete Nascimento, Maria das Graças Santana da Silva, Emilia V. Noormahomed, Maria Beatriz Rocha-Trindade, Denize Adrião