Portal do Governo Brasileiro
 

Current Size: 100%

Olhares cruzados sobre povos litorâneos de comunidades dos países de língua portuguesa

Olhares cruzados sobre povos litorâneos de comunidades dos países de língua portuguesa

Olhares cruzados sobre povos litorâneos de comunidades dos países de língua portuguesa: percepção acerca do uso e gestão de territórios em comunidades haliêuticas no Brasil, Moçambique e Portugal (Belém - Lisboa - Maputo – Nampula)

Os temas referem-se ao uso e gestão dos territórios e dos recursos naturais; as gentes e sua organização social; o diálogo intercultural e a transmissão de conhecimentos, que regem o nexo social interno e além das fronteiras. As áreas da pesquisa são comunidades haliêuticas de Sesimbra, Setúbal, Carrasqueira, Póvoa de Santa Iria, estuário do Rio Sado e Vila Chã – Freguesia do Porto (Portugal, regiões do Atlântico); Costa do Sol, Baía de Maputo, litoral de Pemba – capital da Província de Cabo Delgado (Moçambique, regiões do Índico). No Brasil, abrangem os municípios de Marapanim, Marudá, Curuçá, Salinópolis e Bragança, na Zona do Salgado, e áreas estuarinas como a orla de Belém e as ilhas circundantes, em especial, a Ilha do Combu.

Organizadores: Lourdes Gonçalves Furtado, Isolda Maciel da Silveira, Ivete Nascimento, Maria das Graças Santana da Silva, Emilia V. Noormahomed, Maria Beatriz Rocha-Trindade, Denize Adrião

R$ 60,00

[Voltar]

X
Enter your Museu Paraense Emílio Goeldi username.
Enter the password that accompanies your username.
Loading