O Último Vapor

O Último Vapor: ascensão e queda da borracha na amazônia (1820-1930)

O livro contém quase 500 páginas dedicadas a contar a história da Hevea brasiliensis, matéria-prima que impactou a economia local, acelerou o processo de modernização das principais cidades da região, tornando-se base de uma das atividades comerciais mais importantes do Brasil, sobretudo no final do século XIX e começo do século XX. A obra, ricamente ilustrada, divide a história da borracha em cinco fases: descoberta, vulcanização, biopirataria, impacto econômico-comercial e taxonomia. É também uma homenagem ao botânico suíço Jacques Huber, diretor do Museu Goeldi entre 1907 e 1914, responsável por inestimável contribuição para os estudos da botânica amazônica. O último vapor é um convite para uma viagem marcada por inéditos avanços econômicos e, ao mesmo tempo, grandes desigualdades sociais, um momento histórico que até hoje povoa a memória e o imaginário da Amazônia.

Autor: Pedro L. B. Lisboa

ISBN: 978-85-61377-86-1