Coleções de científicas

As coleções científicas tem posição de destaque entre as atividades do Museu Paraense Emílio Goeldi - MPEG. Nelas, atualmente, estão conservados aproximadamente 4,5 milhões de itens, de importância científica e histórica, incluindo milhares de tipos nomenclaturais, além de artefatos tombados como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. O Museu Goeldi é uma das três maiores instituições detentoras de coleções científicas do Brasil, sendo que as coleções biológicas consistem, em sua maior parte, de registros da biodiversidade da região Amazônica.

Os acervos biológicos no MPEG estão distribuídos em três coordenações. Na Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia encontra-se o acervo paleontológico, na Coordenação de Botânica o Herbário João Murça Pires e as coleções de briofitas e de fungos.Na Coordenação de Zoologia estão as coleções Entomológica, Aracnológica , a dos demais Invertebrados, a Ictiológica, Herpetológica, Ornitológica e Mastozoológica. O conjunto destes acervos soma um total de 55 sub-coleções, à exceção as coleções de tecidos.

A Coleção Paleontológica conta com 4 coleções, o Herbário com 13 acervos e as coleções zoológicas com 38 sub-coleções.

Coleções Científicas

Acesse as coleções abaixo: