CCTE / Estrutura

OBJETIVOS E MISSÃO

A missão do CCTE é estudar o meio natural e a ecologia de ambientes amazônicos, bem como sua evolução, contribuindo com a missão institucional e para o ecodesenvolvimento.  Isto implica no estudo de eventos e fenômenos geológicos e geomorfológicos, as interações entre modelado/solos/vegetação, além das relações entre Terra/Oceano/Atmosfera no referente à dinâmica costeira e às modificações da linha da costa (Figura 1).

Os problemas são estudados à luz da formação e evolução dos ambientes, e de sua fauna e flora, a partir do Mesozóico, principalmente, do comportamento atual dos ecossistemas e das tendências a curto e médio prazo, de forma a propor estratégias capazes de assegurar soluções eqüitativas e sustentáveis. No plano metodológico as temáticas científicas evoluíram de enfoques predominantemente monodisciplinares (Geologia, Geomorfologia, Geoquímica, Palinologia, Paleontologia, e Paleoecologia Pedologia e Ecologia de Paisagens) para abordagens mais integradas e multidisciplinares.

Nos últimos anos tem havido uma ampliação das demandas científicas para e do CCTE, em relação ao Museu Goeldi e a sociedade em geral, o que a levou a continuar mantendo, como nos últimos anos, um grande número de projetos em execução, inclusive tecnológicos, na área de alimentos, replicagem de terra preta arqueológica e na melhoria de solos em reflorestamentos em parceria com as Embrapa –CTAA e Embrapa-CPATU, UFRA e Empresas de Reflorestamento.

LINHAS DE PESQUISA

1. Estrutura, Funcionamento e Evolução de Ecossistemas Amazônicos: linha que engloba os estudos relacionados aos Ecossistemas Costeiros e Terrestres, em termos das disciplinas: paleontologia, geologia, geoquimica, ecologia de ecossistemas, ecologia de paisagem, gênese e classificação de solos e outros.

2. Uso da Terra e Sustentabilidade Ambiental: Estudos envolvendo dinâmica da matéria orgânica, uso e manejo do solo em sistemas florestais e agroflorestais, além de m8odelagem ambiental e geoprocessamento. Pesquisas desenvolvidas no âmbito dos grandes programas do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, como LBA, GEOMA, PIME e INCT.