Portal do Governo Brasileiro
 

Current Size: 100%

Terceiro simpósio sobre pensamento de Bertha Becker

Data: 
04/09/2013 - 09:00
Ciclo de simpósios debate a construção de um novo modelo de desenvolvimento para a Amazônia. O evento é gratuito e será transmitido pelo www.livestream.com/museugoeldi

Agência Museu Goeldi – “Os cientistas do Brasil têm hoje mais uma carga em seus ombros. Não podemos ficar só estudando na ‘torre de marfim’. Temos que entrar na política pública, sugerir, subsidiar, entrar no debate político”, afirmava a geógrafa brasileira Bertha Koiffman Becker, falecida em junho de 2013. Para debater suas contribuições para o desenvolvimento regional, o Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia - INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Paraense Emilio Goeldi – MPEG, realiza amanhã, dia 5 de setembro, o terceiro Simpósio “Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”. O evento encerra a série programada pelo Museu Goeldi para analisar as propostas da renomada pesquisadora e discutir os desafios da implementação de suas ideias e projetos para a região amazônica.

O primeiro Simpósio ocorreu em janeiro de 2013, na sede do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social - BNDES, Rio de Janeiro. Contou com a participação da própria Bertha Becker e teve como objetivo analisar o impacto de suas propostas para um novo modelo de desenvolvimento da Amazônia. O segundo, em maio de 2013, no Centro de Gestão e Estudos Estratégicos – CGEE, Brasília, dialogou com a elaboração do Plano de Ciência, Tecnologia e Inovação para o desenvolvimento amazônico.  A coordenação do evento é de Ima Célia Vieira, coordenadora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia e parceira de trabalhos de Becker.

No terceiro Simpósio, haverá duas mesas de debates e o lançamento do último livro de Becker, “A Urbe Amazônida”. O evento é gratuito e aqueles que não puderem comparecer podem acompanhar a transmissão ao vivo, através do canal do Museu Goeldi no livestream: http://www.livestream.com/museugoeldi .

Bertha Becker - A especialista em geopolítica realizou sua primeira visita a Amazônia no final dos anos 60 e desde então fez da região seu grande foco de pesquisa. Uma de suas principais preocupações foi organizar a base produtiva da Amazônia de forma que, no futuro, ela seja rentável em todas as linhas de produção. Na obra “Um Futuro para a Amazônia”, Becker resume seu desejo: “a transformação desse futuro possível em realidade dependerá do conhecimento científico-tecnológico e de inovações que repousarão em grande parte em vocês, jovens brasileiros, esperança da nação”. Leia mais sobre Bertha Becker.

Serviço: Simpósio “Relações entre Ciência e Políticas Públicas: Propostas de Bertha Becker para o Desenvolvimento da Amazônia”. Dia 5 de setembro de 2013, às 9h, no Auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi (Av. Perimetral, 1901, Terra Firme, Belém – PA). Entrada gratuita e transmissão ao vivo pelo link: http://www.livestream.com/museugoeldi.

 

Programação:

TEMA: Ciência para o Desenvolvimento Sustentável da Amazônia: A Revolução Beckeriana.

Sessão da Manhã

9:00 - 9:25 h – Abertura

Nilson Gabas Jr - diretor do Museu Goeldi

Ima Vieira - Pesquisadora do MPEG e coordenadora do III Simpósio

9:30 – 12:30 h – MESA 1 - Avanços e desafios dos Programas de C&T para a Amazônia: os casos do PPG7, PPbio, LBA e Geoma

Coordenador da Mesa: Peter Toledo (INPE)

Palestrantes:

Marlúcia Martins - Museu Goeldi

Tatiana Sá- Embrapa Amazônia Oriental

Diógenes Alves  (INPE)

Roberto Araújo  (INPE/MPEG)

Gilberto Rocha (NUMA/UFPa)

Sessão da Tarde

14:30 às 17:30 h – MESA 2 - Um caminho para o Desenvolvimento da Amazônia: Renovação do quadro institucional de C&T rumo à floresta em pé produtiva.

Coordenador da Mesa: Milton Kanashiro - Embrapa Amazônia Oriental.

Palestrantes:

Charles Clement (INPA)

Alfredo Homma (EMBRAPA) 

Helena Lastres (BNDES)

Raimunda Monteiro (UFOPA, ex Ideflor)

17:30 às 18:00 h – Encerramento: Lançamento do livro A URBE AMAZÔNIDA, de Bertha Becker.

[Voltar]

X
Enter your Museu Paraense Emílio Goeldi username.
Enter the password that accompanies your username.
Loading