Agência Museu Goeldi

Ciência, Educação e Natureza nas escolas de Caxiuanã

Data:
23/06/2017 - 17:45

Em colaboração com escolas rurais dos municípios de Melgaço e Portel, o Museu Goeldi desenvolve no final de junho a 7ª Feira de Ciências das Escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã, onde estudantes apresentam projetos científicos para serem avaliados por educadores, que seguem em caravana pelos rios da região.

Agência Museu Goeldi - Na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, no arquipélago do Marajó (PA), é pelos rios que uma caravana de educadores do Museu Paraense Emílio Goeldi e seus colaboradores chegam às escolas rurais da região para a Feira de Ciências das Escolas da Flona de Caxiuanã. No período de 23 a 30 de junho, as comunidades florestais celebram o encontro de ciência, educação ambiental e história. O financiamento é do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A Feira de Ciência é uma ação do Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna, base que o Museu Goeldi mantém na Floresta de Caxiuanã. Entre as novidades deste ano, a seleção de bolsistas de iniciação científica (nível fundamental) e um novo projeto de energias renováveis - tema surgido em decorrência de uma oficina realizada na Magnet School, da cidade Norwalk, em Connecticut, Estados Unidos, e que contou com estudantes da Escola “São Sebastião”, de Portel (PA). Os estudantes fizeram parte do Intercâmbio Cultural e Científico promovido pelo projeto “LifeLines: Aspectos Vitais”, financiado pelo Departamento de Estado dos EUA e desenvolvido pelos  museus Goeldi e Stepping Stones.

Programação - Ao longo da semana, as comunidades do município de Melgaço apresentarão os trabalhos “Produtos Derivados da Mandioca”, “Resgate do Artesanato” e “Timbó”. Já as comunidades de Portel apresentarão os seguintes projetos: “Plantas Medicinais”, “Plantio de Frutíferas”, “Energias Renováveis”, “Reciclagem na Escola e “Da flor de mururé ao ‘temível’ barranco”.

Os projetos e seus resultados são expostos pelos escolares durante a Feira de Ciências, ao longo de uma semana, quando são avaliados por uma equipe de pesquisadores, professores e estudantes de licenciatura convidados pelo MPEG. Os avaliadores levam sugestões para a continuidade dos projetos, encorajando que os estudantes aprimorem suas pesquisas.

Este ano, a caravana de educadores inclui também Nilson Gabas Jr., diretor do Museu Goeldi, e Maria Emília Sales, Coordenadora de Comunicação e Extensão da Instituição.

Feira de Ciências – É realizada anualmente desde 2012, com o objetivo de incentivar, no ambiente escolar, o exercício de habilidades de elaboração de projetos e a utilização do método científico, em pesquisas voltadas para a realidade das comunidades. Assim, os estudantes podem propor alternativas e soluções para problemas locais.

Junto com as Olímpiadas de Ciência da Flona de Caxiuanã, a Feira de Ciências é uma das principais atividades anuais do Programa de Educação do Museu Goeldi na Flona. O programa atende anualmente cerca de 700 estudantes de 12 escolas de áreas rurais de Portel e Melgaço e tem como principal objetivo dar suporte à educação científica e ambiental nos currículos escolares, estimular o envolvimento das comunidades na vida escolar e valorizar a memória e modos de vida dos habitantes da Floresta Nacional de Caxiuanã.

Por meio do financiamento do CNPq, o programa de Educação do MPEG agregou ao evento uma seleção de estudantes para o recebimento de bolsas de iniciação científica. Durante um ano, os estudantes selecionados receberão uma bolsa no valor de R$150,00 mensais. Os bolsistas são orientados por professores de suas escolas em sistema de co-orientação com pesquisadores do Museu Goeldi e instituições de pesquisa parceiras.

Texto: Uriel Pinho

Encerramento da Feira de Ciências

29 e 30/06

Estação Científica Ferreira Penna

Análise da Feira de Ciências com a equipe de Avaliadores e professores das escolas participantes.

Galeria de Imagens:

Inscreva-se em RSS - Agência Museu Goeldi
Digite seu nome de usuário Museu Paraense Emílio Goeldi .
Digite a senha da sua conta de usuário.