Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Nova espécie de bambu é descoberta no Marajó

A planta foi batizada de “Pariana caxiuanensis” em homenagem a Floresta de Caxiuanã, seu local de descoberta. Os bambus são plantas belas, apresentam muito potencial de uso, mas no Brasil ainda são um recurso natural subutilizado.

publicado 24/08/2021 15h21 Notícia

Artigo explora a complexidade das dinâmicas do fogo no Brasil

A pesquisa ajuda a qualificar a compreensão sobre os efeitos do fogo nos diferentes biomas brasileiros. Na Amazônia, cuja temporada de seca se intensificará a partir de agosto, a expectativa de aumento dos incêndios florestais é preocupante.

publicado 27/07/2021 09h41 Notícia

Pesquisa Dicionário Multimídia Sakurabiat-Português recebe Prêmio Destaque do CNPq

O bolsista do Museu Goeldi, Douglas da Costa Rodrigues Junior, é um dos vencedores da 18ª edição do Prêmio Destaque na Iniciação Científica e Tecnológica do CNPq. Com a parceria da SBPC e ABC, o Conselho premia o trabalho dos bolsistas por sua relevância e qualidade do relatório final. Junto com o reconhecimento, os jovens vencedores recebem diploma, recompensa financeira e bolsa (mestrado ou doutorado).

publicado 22/07/2021 18h40 Notícia

Um peixe no meio do deserto: fósseis na Venezuela iluminam a história da Amazônia

Fósseis de 1,5 milhão de anos coletados no deserto de Urumaco, Venezuela, incluem peixes e jacarés que hoje ocorrem apenas na Amazônia, centenas de quilômetros ao sul. Cientistas apontam que esse é mais um indício de que Amazônia se estendia mais ao norte, mas se retraiu, há milhões de anos.

publicado 19/07/2021 11h45 Notícia

Pesquisadora do Goeldi recebe prêmio da Sociedade Americana de Mastozoologia

Silvia Pavan recebeu o Prêmio Oliver P. Person, destinado a jovens pesquisadores cujos trabalhos se destacam na América Latina. Ela colabora com o setor de Mastozoologia do Museu Goeldi. Em entrevista, Pavan comenta sobre a sua trajetória e os desafios de fazer ciência no Brasil, defendendo a importância de comunicar resultados à sociedade e de educar para a sustentabilidade ambiental.

publicado 08/07/2021 10h13 Notícia

Governo do Pará oferta novas bolsas à pós-graduação do Museu Goeldi

Essa é a primeira vez em que o Museu Goeldi recebe do Governo do Pará recursos para bolsas de mestrado e doutorado. As 36 bolsas serão distribuídas entre três dos programas de pós-graduação ofertados atualmente pela instituição, que completará 155 anos em outubro.

publicado 07/07/2021 11h52 Notícia

Inscrições abertas para o Doutorado em Biodiversidade e Evolução

O Programa de Pós-Graduação do Museu Goeldi oferta bolsas e 10 novas vagas: sendo 06 para ampla concorrência, 01 para negros (pretos e pardos), 01 para indígenas, 01 para comunidades tradicionais e 01 vaga para candidatos de países amazônicos. As inscrições seguem até o dia 23 de julho de 2021.

publicado 23/06/2021 19h13 Notícia

Goeldi amplia Laboratório de Biologia Molecular

Com o apoio da FINEP, as obras foram realizadas para melhorar o espaço de realização de pesquisas de grande impacto na área da pesquisa molecular com ênfase na diversidade genética dos organismos biológicos.

publicado 31/05/2021 10h20 Notícia

Chamada para artigos sobre óleos essenciais

Os trabalhos farão parte de um dossiê sobre Propriedades antimicrobianas de óleos essenciais. O principal editor do novo número é o pesquisador Mozaniel Oliveira, vinculado ao PCI-MPEG.

publicado 25/05/2021 09h22 Notícia

Programação do Museu Goeldi na 19ª Semana Nacional de Museus

A Semana acontece entre os dias 17 e 21 de maio de 2021 e todas as atividades são on-line e gratuitas. A programação inclui a apresentação da HQ "Aquário Cinza", a oficina de HQ Narrativas Experimentais, um webnário com Bruno Brulon e uma conversa sobre a coleção fotográfica do MPEG. A Semana é uma iniciativa do IBRAM para estreitar os vínculos entre os espaços museológicos com a sociedade.

publicado 12/05/2021 14h40 Notícia

Memória indígena e violência estrutural” no boletim do Museu Goeldi

Reconhecido como um dos periódicos mais antigos do Brasil, o Boletim de Ciências Humanas do MPEG é publicado três vezes ao ano. Em seu mais novo número, que refere-se ao período de janeiro a abril deste ano, apresenta aos leitores 15 novos trabalhos.

publicado 06/05/2021 14h35 Notícia

Faces indígenas no Museu Goeldi

Lives nos dias 28 e 30 de abril, pelo Canal do Museu Goeldi no Youtube, apresentam experiências institucionais com o envolvimento de profissional e artista indígenas na conservação da Coleção Etnográfica e na busca de identidade visual amazônica na divulgação da ciência

publicado 26/04/2021 09h10 Notícia