Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Coleções > Biológicas > Botânica > Herbário MG
conteúdo

Herbário João Murça Pires (MG)

A coleção iniciou com um exemplar de Cleome aculeata L., coletado por Jacques Huber em 1895, e, hoje, ultrapassando mais de 230.000 espécimes, ela resguarda parte importante da história do conhecimento da flora Amazônica. No herbário MG são encontrados mais de 3.000 materiais-tipo de plantas vasculares, 96 de briófitas e 50 de fungos, além de importantes coleções históricas como as constituídas por Adolpho Ducke (8.571 espécimes), Ernst Ule (2.788), Jacques Huber (2.500), Richard Spruce (396), Emílio Goeldi (376). O incremento da coleção é impulsionada por projetos diversos voltados ao conhecimento da biodiversidade da Amazônia, e ainda por resultados de dissertações e teses dos programas de pós-graduação vinculados ao MPEG.

A coleção de tipos, incluindo imagens digitais em alta resolução, encontra-se disponível no website Global Plants (https://plants.jstor.org/) e na base de dados do Herbário Virtual do REFLORA (http://reflora.jbrj.gov.br/). Atualmente o Herbário MG adota o software Specify para gerenciamento de seu acervo.

O Herbário MG é cadastrado no Conselho de Gestão do Patrimônio Genético (CGEN) como instituição fiel depositária de patrimônio genético. Oferece à sociedade serviços como auxílio para identificações botânicas e recebimento de amostras-testemunho de estudos técnicos, muitas vezes coletados em áreas já suprimidas por grandes empreendimentos; realiza permuta de duplicatas com diversos herbários nacionais e internacionais, além de empréstimos, que são concedidos mediante consulta prévia à curadoria.

Conheça o quadro atual de taxonomistas atuando neste herbário:

Euphorbiaceae - Dr. Ricardo de S. Secco

Asteraceae, tribo Heliantheae - Dr. João Ubiratan Santos

Poaceae - Dr. Pedro L. Viana

Iridaceae e Cyperaceae - Dr. André S. B. Gil

Lejeuneaceae - Dr. Anna Luiza Ilkiu-Borges

Fungos Pucciniales - Dra. Helen Sotão

Curador: Pedro L. Viana
E-mail: pedroviana@museu-goeldi.br
Telefone: (91) 3217-6078