Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Coleções > Biológicas > Zoologia > Coleção Mastozoológica
conteúdo

Coleção Mastozoológica

A Coleção Mastozoológica , com seus mais de 45 mil registros, é considerada a maior coleção de mamíferos amazônicos, com muitos espécimes antigos de espécies ameaçadas de extinção, como a onça-pintada (Panthera onca) e o peixe-boi (Trichechus inunguis). Os esforços que viabilizaram a criação e enriquecimento deste acervo remontam ao final do século XIX, em particular com as contribuições do naturalista Emílio Goeldi.
Todas as ordens de mamíferos neotropicais são representadas por exemplares na coleção, contudo a maior diversidade taxonômica e geográfica são para Chiroptera, Rodentia, Primates e Didelphimorphia. Além da predominância amazônica, existem espécimes do Cerrado, Caatinga e da Floresta Atlântica.
Nos últimos anos ocorreram atividades de pesquisa em áreas de Cerrado e transição Cerrado-Amazônia, fato que contribuiu para um incremento significativo da coleção. Na coleção há mais de 250 espécies nominais, com indivíduos conservados em via úmida (álcool) e via seca, contendo peles taxidermizadas, crânios e ossaturas pós-cranianas. A coleção conta com 50 espécimes tipo, dos quais dez holótipos, 38 parátipos e dois lectótipos.

Acervo


Curador: Jose de Souza e Silva Junior (cazuza@museu-goeldi.br)