Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Educação > Atividades Educativas > Jardim Botânico vai a Escola

Jardim Botânico vai a Escola

publicado 07/05/2017 10h06, última modificação 07/05/2017 10h06

O projeto, elaborado pela Comissão de Educação Ambiental (CEA) da Rede Brasileira de Jardins Botânicos (RBJB) e patrocinado pelo Investing in Nature-Brasil, é resultado de uma parceria internacional de quatro organizações: HSBC, BGCI (Botanic Gardens Conservation International), Earthwatch e WWF.

A Comissão foi criada em setembro de 2002, no Rio de Janeiro, durante o Workshop para elaboração do Plano de Ação para os Jardins Botânicos Brasileiros. A primeira fase foi representada pelos Jardins Botânicos de Porto Alegre, de Salvador, de Belo Horizonte, de Brasília e do Museu Emílio Goeldi, no Pará, e posteriormente executado pela maioria dos jardins botânicos brasileiros.

O objetivo é estabelecer um processo de comunicação e educação ambiental com a comunidade escolar, de forma a divulgar o papel dos jardins botânicos na conservação da biodiversidade e na promoção da sustentabilidade socioambiental. O projeto tem como linhas principais o enfoque participativo, o reconhecimento do saber local, a interdisciplinaridade e a flexibilização para adaptações regionais.

Na Região Norte, o Museu Goeldi desenvolve diversas atividades baseadas em pesquisa de opinião realizada com o corpo docente da Escola Estadual Ulysses Guimarães, onde foram identificadas as expectativas dos professores sobre temas como biodiversidade, educação ambiental e jardins botânicos.

Responsável: Helena Quadros

E-mail: hquadros@museu-goeldi.br