Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Educação > Atividades Educativas > Tubo de Ensaio
conteúdo

Tubo de Ensaio

publicado 17/10/2016 12h05, última modificação 10/04/2017 07h03

A criação de uma Agência Escolar de Notícias de Ciência é uma forma de aproximar jovens e instituições de temas sobre ciência, tecnologia e inovação. Para atrair e facilitar o processo de aprendizagem, foram utilizadas a linguagem jornalística, a agilidade e a familiaridade do público com os meios digitais móveis.

A ideia era estimular professores e grupos de alunos de escolas públicas estaduais do ensino médio, na faixa etária de 14 a 17 anos, de bairros distintos de Belém, a compreenderem e compartilharem o conhecimento científico como repórteres da Agência Tubo de Ensaio. Foi proposto a eles o exercício de tradução e narração da produção científica local, de forma criativa, tornando-a mais acessada e conhecida entre os próprios estudantes.

A equipe também contou com estudantes universitários de Comunicação Social, treinados para monitorar a experiência e dar suporte aos escolares. A Agência foi capacitada para a experiência de pautar e produzir notícias sobre a V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação, quando iriam produzir reportagens compreensíveis e atraentes para si mesmos, alunos de escolas, público considerado de alta prioridade para o evento.

A proposta tem base nos conceitos de Comunicação Pública da Ciência, Comunicação Cidadã e Educomunicação. Uma rede de projetos, liderados pelo Laboratório de Comunicação Multimídia do Museu Paraense Emílio Goeldi, e pela Agência Cidadã, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará. 

Saiba mais: http://agenciatubodeensaio.blogspot.com.br/

Coordenação: Joice Santos (joice@museu-geoldi.br)
Telefone: (91) 3182-3208