Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Imprensa > Agência de Notícias

publicado 09/03/2017 15h20, última modificação 09/03/2017 15h20

Museu Goeldi revela riquezas da Amazônia no Pint of Science

O maior festival de divulgação científica do mundo começa hoje (20) e contará com pesquisadores do Museu Goeldi expondo temas sobre a diversidade social, cultural e biológica da maior floresta tropical do planeta.

publicado 20/05/2019 11h00 Notícia

Belém brinda à ciência novamente!

O Museu Paraense Emílio Goeldi é presença garantida no maior festival de divulgação científica do mundo e vai movimentar as noites da capital paraense a partir desta segunda-feira (20). O Pint of Science 2019 será realizado em 24 países e reunirá pesquisadores e frequentadores de bares da cidade numa mesma celebração.

publicado 16/05/2019 10h00 Notícia

Uma viagem pelos rios e tradições na Semana Nacional de Museus

Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, entre os dias 13 e 19 de maio, será realizada a 17ª edição da Semana Nacional de Museus. Visitas guiadas, rodas de conversa, lançamento de livro e oficinas fazem parte da programação. O Museu Goeldi está entre as mais de mil instituições do país envolvidas no evento.

publicado 09/05/2019 18h00 Notícia

Feira de criadores celebra um ano do Café do Museu Goeldi

Neste final de semana, no Parque Zoobotânico, será realizada uma edição especial do “Amazônia Inspira – Feira de Criadores do Museu”. As peças que serão expostas e comercializadas foram inspiradas nos trabalhos realizados por Emílio Goeldi e Ernst Lohse. O evento celebrará o aniversário de um ano do Café do Museu.

publicado 02/05/2019 16h50 Notícia

Dos selos, a história da arqueologia brasileira: Museu Goeldi inaugura nova exposição

Na manhã desta quinta-feira (25), no Parque Zoobotânico, será a abertura da exposição “Postado! Arqueologia brasileira nos selos”. A mostra mergulha nos universos da arqueologia e da filatelia, reunindo as representações de sítios e objetos arqueológicos nos selos postais do Brasil dos últimos 50 anos. Emitido em 1966, o selo em comemoração ao Centenário do Museu Goeldi foi o primeiro a fazer referência a arqueologia do país.

publicado 23/04/2019 10h30 Notícia

Índios Warao na Semana dos Povos Indígenas do Museu Goeldi

Entre os dias 23 e 28 de abril, no Parque Zoobotânico, será realizada a Semana dos Povos Indígenas do Museu Goeldi, com uma programação marcada por trilhas ecológicas, vendas de artesanato e diversas atividades lúdicas. Neste ano, o evento conta com a participação dos indígenas Warao.

publicado 18/04/2019 15h00 Notícia

Museu Goeldi celebra pesquisadores mirins de 2018

A programação será neste domingo (14), no Parque Zoobotânico, e contará com a apresentação de parte dos trabalhos elaborados ao longo do ano pelos estudantes do Clube do Pesquisador Mirim. A entrega dos certificados aos integrantes marcará o encerramento da celebração.

publicado 11/04/2019 17h20 Notícia

Parque Zoobotânico inspira coleção de acessórios de moda

“Pelos Caminhos do Goeldi” é a nova coleção da Kdesign Acessórios, que integra a rede de criadores do Café do Museu. São 30 peças, entre colares, brincos e pulseiras, produzidas com elementos naturais coletados no Parque Zoobotânico. O lançamento é neste sábado (13), no Café do Museu Goeldi.

publicado 09/04/2019 14h47 Notícia

Plantas e fungos entre as novas espécies reconhecidas pela ciência

Das 301 espécies descobertas nos últimos cinco anos por pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi, 58 são plantas e cinco são fungos. Entre as descobertas, os cientistas também descreveram dois novos gêneros de plantas e um de fungo.

publicado 05/04/2019 16h54 Notícia

Novos animais para o mundo conhecer e proteger

Das 301 novas espécies descobertas nos últimos cinco anos por pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi, 238 são animais. O resultado reforça a importância das coleções científicas e do uso de novas ferramentas e metodologias e alerta para a necessidade da formação de taxonomistas e sistematas.

publicado 03/04/2019 16h40 Notícia

Museu Goeldi impulsiona conhecimento sobre a biodiversidade com 301 novas espécies

Pesquisadores do Goeldi ampliam o conhecimento sobre animais, plantas e fungos até então desconhecidos para a ciência, especialmente na Amazônia. A informação sobre a diversidade biológica é estratégica para a gestão ambiental, pesquisas econômicas e socioambientais. No século 21, foram mais de 587 novas espécies.

publicado 01/04/2019 16h50 Notícia

Pesquisadora do Museu Goeldi recebe Comenda Mulher Cientista

A ecóloga Ima Vieira recebeu a condecoração na categoria Cientista Master. A cerimônia de entrega marcou o encerramento das ações realizadas pelo Governo do Pará em homenagem às mulheres. Vieira foi a primeira cientista paraense e a terceira mulher a assumir a direção do Museu Goeldi.

publicado 29/03/2019 17h15 Notícia