Agência de Notícias
Projeto documenta espécies de anfíbios ameaçados de extinção no Brasil
O projeto DoTS (“Documenting Threatened Species”) envolve a colaboração de diversos cientistas e instituições do Brasil e do exterior. Biólogos também vão tentar identificar se espécies ameaçadas são mais suscetíveis a um fungo que vem dizimando espécies de sapos no mundo inteiro.
Museu Goeldi reinicia obra do Centro de Exposições Eduardo Galvão
Localizado no Parque Zoobotânico, o prédio vai abrigar mostras científicas, tornando-se o maior do gênero na região Norte. A reforma será concluída em novembro deste ano e o centro estará aberto ao público em 2020.
Começa a 23ª edição do Encontro Brasileiro de Ictiologia
Com uma programação bastante diversa e ampliando o debate sobre os estudos de peixes no Brasil, o evento iniciou no domingo (27) e segue até quinta-feira (31), no Hangar. A realização do encontro é resultado de parceria entre a Sociedade Brasileira de Ictiologia, Museu Goeldi, Universidade Federal do Pará e Universidade Federal Rural da Amazônia.
Poda de árvores altera funcionamento do Parque neste domingo (20)
Procedimento exige atenção por parte de pedestres e motoristas nas imediações das avenidas Alcindo Cacela e Gentil Bittencourt
Inscrições abertas para seleção de Doutorado em Botânica Tropical (PPGBot)
As inscrições vão até o dia 10 de junho e englobam duas linhas de pesquisa: "Morfologia e Sistemática Vegetal ou de Fungos" e "Ecologia, Manejo e Conservação".
Museu Goeldi amplia potencial do seu Parque Zoobotânico
Celpa garante recursos financeiros para investir no mais antigo aquário público do Brasil e na melhoria da sinalização aos visitantes do Parque da instituição, um local privilegiado de educação científica
Chamada Pública para bolsas de pesquisa no Museu Goeldi
O Programa de Capacitação Institucional do Museu Emílio Goeldi disponibiliza bolsas de pesquisa para atuação em áreas estratégicas da instituição. As inscrições vão até o dia 28 de janeiro.
Museu Goeldi: duas décadas de conhecimento sobre a costa amazônica
Artigo ressalta as contribuições do Programa de Estudos Costeiros do Museu Goeldi para o desenvolvimento socioambiental e científico do litoral norte brasileiro.
Inscrições abertas para bolsa de pós-doutorado em interações entre plantas e dispersores
Os interessados devem ter pós-graduação em Ecologia ou áreas afins, preferencialmente com experiência em estudos de redes de interações ecológicas, além de fluência em inglês e português. A bolsa terá início em 7 de março.
Capes aprova pós-graduação do Museu Goeldi em Diversidade Sociocultural
O aval da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior para início do mestrado em Diversidade Sociocultural é uma nova conquista para a instituição científica mais antiga da Amazônia.
Orientando do Museu Goeldi recebe prêmio por produção científica
O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Botânica Tropical, Fúvio Rubens Oliveira da Silva, recebeu honra ao mérito por suas publicações sobre briófitas durante o triênio de 2016 a 2018.
Redenamor: tecnologias mostram o potencial de pesquisas na Amazônia
Nesta quinta-feira (13), no Shopping Bosque Grão Pará, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental apresenta ao público pesquisas inovadoras realizadas na região Norte.
Aves amazônicas inspiram coleção do Café do Museu Goeldi
O primeiro conjunto autoral da rede de criadores do Café do Museu tendo por base os estudos da instituição científica será lançado neste final de semana, no Parque Zoobotânico da instituição. A Coleção Aves da Amazônia é inspirada em obra importante do zoólogo Emílio Goeldi, ilustrada por Ernst Lohse, e publicada no início do século XX pelo Museu Paraense. Artesãos, artistas e designers criaram uma gama diversificada de peças de vestuário, joias, bijuterias, papelaria, quadros e objetos de decoração.
Educador do Museu Goeldi é condecorado por parlamentares
Na última terça-feira (04), o idealizador e coordenador do Clube do Pesquisador Mirim, Luiz Videira, recebeu a comenda de honra ao mérito pelos serviços prestados à educação no Pará
Balata, cumaru e a exploração de recursos na Amazônia
Sistemas de aviamento e sobrevivência: dificuldades de acesso aos recursos da floresta.
Diversidade linguística e patrimônio cultural são temas de seminário no Museu Goeldi
Nesta quarta (28) e quinta-feira (29), o Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, recebe o evento dedicado às discussões sobre a diversidade linguística do país. Só em relação às línguas indígenas do Brasil, estima-se que cerca de 150 correm o risco de desaparecer e a maioria delas está na Amazônia.
Em Carajás, estudos comprovam a origem antrópica da floresta amazônica
Pesquisadores confirmam, através da arqueobotânica, que humanos manejavam a floresta há mais de 11 mil anos, quando ocorreu o início da colonização da região amazônica. O debate é o cerne do livro “A Humanidade e a Amazônia: 11 mil anos de evolução histórica em Carajás”, a ser lançado na tarde do dia 28 de novembro no Museu Goeldi. O evento encerra os últimos seis anos de uma longa trajetória de investigações arqueológicas na maior província mineralógica do planeta – Serra de Carajás, no Pará.