Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Museu Goeldi abre inscrições para bolsas de iniciação científica

Museu Goeldi abre inscrições para bolsas de iniciação científica

São 90 bolsas disponíveis, com vigência entre agosto de 2017 e julho de 2018. Podem inscrever-se estudantes de qualquer curso de graduação, que deverão ser indicados por um pesquisador e/ou tecnologista doutor do Museu Goeldi
publicado: 13/06/2017 17h30, última modificação: 30/05/2018 10h38

Agência Museu Goeldi - Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), ambos do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Ao todo, são 90 bolsas disponíveis (87 PIBIC e três PIBITI), todas com vigência entre agosto de 2017 e julho de 2018, no valor de 400 reais mensais. O período para submissão de propostas vai de 3 a 6 de julho de 2017. Os resultados serão divulgados no dia 2 de agosto. As informações sobre os documentos necessários para a inscrição podem ser conferidas nos editais: PIBIC/CNPq/MPEG e PIBITI/CNPq/MPEG.

Seleção – As bolsas são voltadas a estudantes de graduação, que desenvolverão um projeto voltado à publicação em periódicos científicos, sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao Museu Goeldi. O projeto deverá ser preferencialmente associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual.

Os estudantes candidatos serão selecionados e indicados pelos orientadores, não podendo ter vínculo empregatício e devendo dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Os bolsistas não poderão ter mais de duas reprovações em toda a graduação.

A seleção final será realizada pelo Comitê de Avaliação Interno/MPEG. Entre os critérios considerados para seleção, destacam-se: estar regularmente matriculado em curso de graduação (qualquer semestre), apresentar excelente rendimento acadêmico e não ser do mesmo círculo familiar do orientador. Ao término de vigência da bolsa, os contemplados deverão apresentar um relatório final de pesquisa, na data estabelecida pelo programa.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo despertar vocações científicas, e incentivar talentos potenciais, possibilitar o domínio do método científico e desenvolver o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa na Amazônia, contribuindo de forma decisiva para otimizar o ingresso dos alunos na pós-graduação.

PIBITI – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Documentos:

Edital PIBIC/CNPq/MPEG (retificado)

Edital PIBITI/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do orientador para o PIBIC/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do orientador para o PIBITI/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do candidato para o PIBIC/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do candidato para o PIBITI/CNPq/MPEG