Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Museu Goeldi abre inscrições para bolsas de iniciação científica
conteúdo

Agência de Notícias

Museu Goeldi abre inscrições para bolsas de iniciação científica

São 90 bolsas disponíveis, com vigência entre agosto de 2017 e julho de 2018. Podem inscrever-se estudantes de qualquer curso de graduação, que deverão ser indicados por um pesquisador e/ou tecnologista doutor do Museu Goeldi
publicado: 13/06/2017 17h30, última modificação: 30/05/2018 10h38

Agência Museu Goeldi - Estão abertas as inscrições para a seleção de bolsistas para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC/CNPq) e para o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI/CNPq), ambos do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Ao todo, são 90 bolsas disponíveis (87 PIBIC e três PIBITI), todas com vigência entre agosto de 2017 e julho de 2018, no valor de 400 reais mensais. O período para submissão de propostas vai de 3 a 6 de julho de 2017. Os resultados serão divulgados no dia 2 de agosto. As informações sobre os documentos necessários para a inscrição podem ser conferidas nos editais: PIBIC/CNPq/MPEG e PIBITI/CNPq/MPEG.

Seleção – As bolsas são voltadas a estudantes de graduação, que desenvolverão um projeto voltado à publicação em periódicos científicos, sob orientação de um pesquisador e/ou tecnologista doutor vinculado ao Museu Goeldi. O projeto deverá ser preferencialmente associado a um projeto institucional, de grupos de pesquisa ou individual.

Os estudantes candidatos serão selecionados e indicados pelos orientadores, não podendo ter vínculo empregatício e devendo dedicar-se integralmente às atividades acadêmicas e de pesquisa. Os bolsistas não poderão ter mais de duas reprovações em toda a graduação.

A seleção final será realizada pelo Comitê de Avaliação Interno/MPEG. Entre os critérios considerados para seleção, destacam-se: estar regularmente matriculado em curso de graduação (qualquer semestre), apresentar excelente rendimento acadêmico e não ser do mesmo círculo familiar do orientador. Ao término de vigência da bolsa, os contemplados deverão apresentar um relatório final de pesquisa, na data estabelecida pelo programa.

PIBIC – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo despertar vocações científicas, e incentivar talentos potenciais, possibilitar o domínio do método científico e desenvolver o pensar e a criatividade do jovem universitário para a pesquisa na Amazônia, contribuindo de forma decisiva para otimizar o ingresso dos alunos na pós-graduação.

PIBITI – O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI) tem por objetivo estimular os jovens do ensino superior nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias ao desenvolvimento tecnológico e processos de inovação.

Documentos:

Edital PIBIC/CNPq/MPEG (retificado)

Edital PIBITI/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do orientador para o PIBIC/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do orientador para o PIBITI/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do candidato para o PIBIC/CNPq/MPEG

Modelo de formulário do candidato para o PIBITI/CNPq/MPEG