Você está aqui: Página Inicial > Assuntos > Pesquisa > Laboratórios > Laboratório de Análises Químicas

Laboratório de Análises Químicas

publicado 01/11/2018 15h51, última modificação 12/11/2018 16h32

Objetivo: Até o momento, o LAQGoeldi atende demandas por meio de colaborações científicas (parcerias de pesquisa).Realiza análises químicas (orgânicas e inorgânicas, tais como metais e biomoléculas) de experimentação e análises (Classe B) físicas e biológicas em amostras de diferentes matrizes, como solos, sedimentos, água, organismos, material botânico, plantas medicinais e produtos derivados destas.

Responsável: Dra. Cristine Bastos do Amarante

Horário de Funcionamento: 08h às 12h e 14h às 17h

E-mail: cbamarante@museu-goeldi.br

Telefones: (91) 3075-6122 / 3075-6159

Serviços Oferecidos: Análises de metais por Espectrometria de Absorção Atômica e, em breve por ICP-MS, Análise Elementar de CHNS/O em amostras de água, solos, sedimentos, vegetais e outras matrizes biológicas; Secagem e pulverização de material vegetal; Preparação de extratos orgânicos e frações derivadas de material botânico; Prospecção Fitoquímica Preliminar de extratos orgânicos; Análises químicas e físicas de solos: Químicas (macronutrientes, micronutrientes, fertilidade, metais pesados, biomassa microbiana) e Físicas (textura - granulometria [areia, silte e argila], umidade, porosidade)

Formulário para requerimento de serviços: Clique aqui e acesse o cadastro de usuário.

Passo-a-passo: O demandante de serviço deve enviar um ofício à cordenadora do LAQGoeldi solicitando as análises de interesse, onde também informa a instituição, o projeto, programa de pós-graduação ou curso de graduação, no qual as análises estão vinculadas. Neste mesmo documento, o solicitante deve informar qual a natureza da amostra requerida (água, solo, sedimento, material biológico) e a quantidade de amostras, assim como informar qual a contrapartida que poderá oferecer ao LAQGoeldi. A contrapartida poderá ser fornecer os reagentes (todos ou alguns), por exemplo. No documento, deverá informar também se enviará alunos para a realização das amostras.

Quando o trabalho solicitado envolver alunos externos ao MPEG, o cadastro de usuário deverá ser acompanhado de um memorando (em 3 vias) da instituição o qual este aluno está vinculado e que deverá ser endereçado à Coordenadora do LAQGoeldi. No memorando deverá constar o nome completo do aluno, nº de matrícula, as atividades e análises que serão realizadas, a natureza da amostra (água, sedimento, solo, vegetal, animal...), a quantidade de amostras e o período estimado para a execução das atividades. O referido memorando deverá vir acompanhado de cópia da carteira de identidade do usuário, do comprovante de matrícula do curso que desenvolve na sua instituição de origem e do seu Plano de Trabalho. O Cadastro de Usuário deve ser assinado pelo pesquisador responsável pelo aluno na instituição.

Tabela de Preços: Em elaboração.

Localização: Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, Coordenação de Ciências da Terra e Ecologia (COCTE), Av. Perimetral n° 1901, Bairro Terra Firme, Belém-PA. CEP: 66.620-020