Você está aqui: Página Inicial > Feira de criadores celebra um ano do Café do Museu Goeldi

Agência de Notícias

Feira de criadores celebra um ano do Café do Museu Goeldi

Neste final de semana, no Parque Zoobotânico, será realizada uma edição especial do “Amazônia Inspira – Feira de Criadores do Museu”. As peças que serão expostas e comercializadas foram inspiradas nos trabalhos realizados por Emílio Goeldi e Ernst Lohse. O evento celebrará o aniversário de um ano do Café do Museu.
publicado: 02/05/2019 16h50 última modificação: 02/05/2019 17h03

Agência Museu Goeldi – Em 2018, os visitantes do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) foram apresentados ao Café do Museu, espaço que reúne publicações da instituição e uma variedade de produtos personalizados inspirados na cultura, fauna, flora e ambientes amazônicos. A proposta era que o local funcionasse como uma ferramenta de comunicação, interação e valorização de culturas e saberes, por meio dos produtos desenvolvidos com base nos conhecimentos amazônicos. Hoje, um ano após o seu lançamento, o espaço caiu nas graças do público do Parque, que é atraído pelo aspecto alegre e aconchegante do pequeno prédio, ladeado pelo Laguinho dos Tambaquis.

Café do Museu - Fotolegenda.png“O Café do Museu completa seu primeiro ano como um jovem empreendimento que reúne todas as condições para alcançar o sucesso como uma solução inovadora, que vem ao encontro das estratégias institucionais de comunicação e inclusão, atendendo as necessidades de consumo do mercado consumidor interno e externo. Isso proporciona ganhos para os clientes", afirma Benedita Barros, presidente do Conselho Curador do espaço. Segundo ela, outro diferencial exaltado pelos frequentadores do prédio é a característica do negócio, que valoriza o artista e a cultura local dos produtos, os quais identificam e expressam elementos da sociobiodiversidade amazônica.

Em comemoração ao aniversário do Café, será realizada neste fim de semana a “Amazônia Inspira – Feira de criadores do Museu”. O evento também será uma oportunidade para que 12 artistas da rede de criadores do Café apresentem peças inéditas, relacionadas com a primeira coleção autoral, Aves da Amazônia, lançada em 2018.

Amazônia Inspira – Inspirados em pesquisas do zoólogo Emílio Goeldi e ilustrações do alemão Ernst Lohse, o que resultou na publicação do Álbum de Aves Amazônicas, no início do século XX, 12 artesãos e designers da rede de criadores do Café do Museu Goeldi apresentam peças inéditas que vão integrar o mix dos produtos da primeira coleção, lançada em dezembro de 2018. Quem visitar o Parque Zoobotânico neste sábado (04) e domingo (05) poderá conferir e adquirir uma variada gama de produtos na "Amazônia Inspira - Feira de criadores do Museu".

Os empreendedores apresentarão à população artigos originais de vestuário, artesanato, joias, quadros, ilustrações e aquarelas, reafirmando a amplitude da parceria entre ciência, arte e oportunidade de negócios. “As pessoas sempre estão criando coisas novas, então vai ser uma forma de apresentar ao público o que foi criado depois dali. Dizer que essa inspiração continuou”, explica Gisele Moreira, da Samaúma Artesanato. A feira se traduz em um espaço em que os artistas expõem e comercializam pessoalmente seus artigos, podendo dialogar sobre seus processos de criação.

Trama Acessórios - Fotolegenda.pngEntre os participantes da feira, estarão a marca Madame Floresta, que apresentará roupas e acessórios feitos de tecidos reutilizados e técnicas artesanais. A Arte Papa Xibé oferecerá suas estampas autorais em artigos decorativos, vestuário e souvenirs. Jeannine Artwear comercializa vestuários com estamparias a partir de fotografias.

A Trama Acessórios e Yemara Ateliê dispõe de joias, biojoias e acessórios feitos com materiais e técnicas artesanais amazônicas. A Kdesign conta com acessórios à base de ecoresina e vegetais, compostos por fragmentos naturais coletados no próprio Parque Zoobotânico.

Brinquedos de miriti são os principais produtos da Miritong. Já o Antiquário dos Azulejos dispõe de objetos decorativos em mosaicos de casca de ovo. Oré Fotografia e Artesanato marcará presença com papelaria e souvenirs. Assim como o Mania de Arte, com suas caixas decorativas.

Josué Pereira Ceramista e Marcelle Rolin criam objetos de cerâmica, incluindo réplicas arqueológicas, com estilos contemporâneos.

Álbum Aves da Amazônia – Entre 1900 e 1906, o naturalista suíço Emílio Goeldi, então diretor do Museu Goeldi, produziu três fascículos de uma publicação preciosa, em que retratou 337 espécies de aves da região. Ernst Lohse produziu ilustrações multicoloridas para a obra. E foi com base nesse Álbum de Aves Amazônicas que se desenvolveu, em 2018, uma série de oficinas para os integrantes da rede Samaúma ministradas pelos pesquisadores do Museu Goeldi, o historiador Nelson Sanjad e a ornitóloga Maria Luiza Videira Marceliano. E o resultado foi a Coleção Aves da Amazônia.

Para a divulgação das primeiras peças, foi criado um catálogo, disponível na versão virtual. Nele constam mais de 50 produtos originais como joias, biojoias, vestidos, camisas, batas, lenços, saias, faixas, bancos, caixas, marcadores de livros, cadernos, agendas, quadros, bottons, ímãs e brinquedos.

Matéria - Cadernos - Fotolegenda.pngCafé do Museu – O Café do Museu – Loja e Livraria fica localizado no prédio histórico onde funcionava o laboratório fotográfico da instituição nas primeiras décadas do século XX, sob comando do desenhista-litógrafo e fotógrafo alemão Ernst Lohse, responsável pelas ilustrações do Álbum de Aves Amazônicas.

O projeto do espaço busca compartilhar o conhecimento científico; promover a interação de saberes; valorizar culturas, recursos e ambientes amazônicos; qualificar a produção regional; estimular a economia criativa com a apropriação, pelos criadores e consumidores, dos resultados de estudos científicos do Museu Goeldi.

Mais de 40 criadores já integram a rede do projeto Café do Museu, entre artesãos, designers, ilustradores, além de povos tradicionais e indígenas da Amazônia paraense.

 

Serviço | “Amazônia Inspira – Feira de Criadores do Museu”

Data:  Sábado (04) e domingo (05), das 9h às 14h.

Local: Café do Museu, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, São Brás, Belém/PA).