Você está aqui: Página Inicial > Museu Goeldi divulga novos alunos do Clube do Pesquisador Mirim

Museu Goeldi divulga novos alunos do Clube do Pesquisador Mirim

Os 104 estudantes dos ensinos Fundamental e Médio selecionados para participar do programa iniciam suas atividades na segunda semana de maio. A lista completa já pode ser consultada.
publicado: 26/04/2019 16h00, última modificação: 26/04/2019 16h03

Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi divulgou nesta sexta-feira (26) a relação de candidatos aprovados para o Clube do Pesquisador Mirim 2019. Neste ano, inscreveram-se 160 alunos de escolas públicas e privadas da Região Metropolitana de Belém, dos quais foram selecionados 104. As atividades têm início nos dias 7, 8 e 9 de maio, de acordo com o calendário de cada uma das quatro turmas. A contestação do resultado pode ser feita até cinco dias após a divulgação da lista.

Os novos pesquisadores mirins estão agrupados em turmas temáticas escolhidas livremente no ato da inscrição: “Amazônia: novas descobertas”, “Conhecendo o Museu Goeldi”, “Museu Goeldi: casa de ciência” e “Répteis do Museu Goeldi".

Clube - Desenvolvido pelo Serviço de Educação (Seedu) do Museu Goeldi desde 1997, o Clube do Pesquisador Mirim possibilita aos participantes os contatos iniciais com métodos e técnicas científicas, por meio do acompanhamento de pesquisas e atividades da instituição científica mais antiga da Amazônia. As dinâmicas são realizadas semanalmente e incluem experimentos, observações, visitas de campo, utilização de material bibliográfico, vídeos, jogos e kits didáticos.

Ao final de cada ano, os alunos confeccionam produtos didáticos representativos dos estudos feitos pelo grupo a que esteve integrado. Esses materiais se transformam em recursos úteis para pesquisas escolares e programações institucionais. Como fruto dessa experiência, é possível despertar a sensibilidade dos alunos e suas famílias para a ciência, o que muitas vezes se reflete na carreira profissional dos egressos e na contribuição para uma sociedade social e ambientalmente mais equilibrada. Em 2018, 90 crianças e jovens receberam o certificado de Pesquisador Mirim e compõem o grupo de cerca de quatro mil estudantes que já passaram pelo programa, muitos deles fazendo parte do quadro de bolsistas, mestres e doutores do Museu Goeldi.

Serviço | Resultado de seleção do Clube do Pesquisador Mirim 2019

Lista com o resultado

Início das aulas por grupo:

Amazônia: novas descobertas – 7 de maio.

Conhecendo o Museu Goeldi – 8 de maio.

Museu Goeldi: casa de ciência – 8 de maio.

Répteis do Museu Goeldi – 9 de maio.

Local: Serviço de Educação do Museu Goeldi, localizado no Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376, São Brás).