Você está aqui: Página Inicial > Museu Goeldi lança edital para o Clube do Pesquisador Mirim 2019

Museu Goeldi lança edital para o Clube do Pesquisador Mirim 2019

Entre os dias 8 e 17 de abril, estudantes dos ensinos fundamental e médio podem se candidatar a uma das 80 vagas ofertadas pelo projeto. As atividades já começam no mês de maio. É uma excelente oportunidade para conhecer mais a Amazônia e aprender sobre algumas das principais áreas de atuação do Museu Emílio Goeldi.
publicado: 27/03/2019 17h00, última modificação: 27/03/2019 18h26

Agência Museu Goeldi – O Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) divulga o edital de seleção das novas turmas do Clube do Pesquisador Mirim (CPM). O período de inscrições será entre os dias 8 e 17 de abril. Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental ao 1º ano do Ensino Médio podem se candidatar a uma das 80 vagas. Neste ano, serão quatro grupos de trabalho – “Amazônia: novas descobertas”, “Conhecendo o Museu Goeldi”, “Museu Goeldi: casa de ciência” e “Répteis do Museu Goeldi”.

Vinculado ao Serviço de Educação do Museu Goeldi, o Clube do Pesquisador Mirim é uma oportunidade ímpar para aproximar e estimular crianças e jovens do conhecimento sobre a ciência, por meio de experiências teóricas e práticas, tendo como base os estudos desenvolvidos por pesquisadores da instituição. Desde a sua criação em 1997, cerca de quatro mil estudantes já passaram pelo programa, num grande esforço para difundir e produzir saberes nos campos das ciências Humanas, Naturais e da Terra.

Seleção – Para se inscrever, os interessados devem se dirigir ao Serviço de Educação do MPEG, no Parque Zoobotânico, portando o boletim escolar e a carteira de estudante ou declaração da escola, comprovando que o candidato está em uma série compatível com o grupo de trabalho escolhido. No local, também será necessário preencher a ficha de inscrição, informando o nome do aluno, do responsável e escola, endereço residencial e telefone para contato.

O processo seletivo será dividido em duas etapas. Na primeira, os candidatos serão submetidos a entrevista oral e precisam responder perguntas referentes à disponibilidade e conhecimentos sobre o Clube do Pesquisador Mirim, a Amazônia, o Museu Goeldi, entre outros temas afins ao programa. A segunda etapa tem como intuito observar a dinâmica dos candidatos em grupo, a partir da oferta de recursos e linguagens variadas durante atividades coletivas e focadas nos temas estabelecidos pelo edital, previamente escolhidos pelos candidatos.

As duas fases de seleção serão realizadas em sequência, no Parque Zoobotânico, de acordo com o horário e acesso previstos no edital. A lista de aprovados será divulgada a partir do dia 28 de abril, no Portal do Museu Goeldi, e por meio de cartazes afixados na portaria do Parque Zoobotânico.

Para mais detalhes, acesse o edital.

Produtos – No dia 14 de abril, profissionais, pesquisadores, alunos e familiares ligados ao Clube do Pesquisador Mirim vão poder conferir um pouquinho de tudo o que foi aprendido e produzido em 2018, resultado de diversas ações que incluíram observações, entrevistas, visitas técnicas e seminários. A exposição será no auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico, e se iniciará com uma retrospectiva dessas experiências. A entrega dos certificados aos pesquisadores mirins encerra a programação. Em 2018, foram 90 estudantes participantes.

Saiba mais sobre os grupos oferecidos em 2018 e alguns resultados alcançados.

Clube – Com mais de duas décadas de existência, o Clube do Pesquisador Mirim se consolida como rica iniciativa de aproximação de crianças e jovens com o mundo da pesquisa e da produção de conhecimentos sobre a sociobiodiversidade amazônica. Em suas aulas semanais, o programa adota formas lúdicas e coletivas de estímulo ao aprendizado, incluindo experimentos e observações, materiais bibliográficos, vídeos, jogos e kits didáticos.

Todos os produtos confeccionados, como cartilhas e jogos educativos, se transformam em novos recursos didáticos, úteis para pesquisas escolares ou programações institucionais. Como fruto dessa experiência, é possível despertar a sensibilidade dos alunos e suas famílias para a ciência, o que muitas vezes se reflete na carreira profissional dos egressos e na contribuição para uma sociedade social e ambientalmente mais equilibrada.

Serviço | Lançamento de edital e exposição de produtos do Clube do Pesquisador Mirim

Inscrições para novas turmas

Período: 8 a 17 de abril, no Serviço de Educação do Museu Goeldi, localizado no Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376, São Brás).

*A entrada deve ser pelo portão da Travessa Nove de Janeiro.

Resultado: a partir do dia 28 de abril.

Início das aulas (grupos):

Amazônia: novas descobertas – 7 de maio.

Conhecendo o Museu Goeldi – 8 de maio.

Museu Goeldi: casa de ciência – 8 de maio.

Répteis do Museu Goeldi – 9 de maio.

Acesse o edital.

Exposição de produtos do Clube do Pesquisador Mirim 2018

Data: 14 de abril, às 8h30.

Local: Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico (Av. Magalhães Barata, 376, São Brás).

Conheça alguns resultados.