Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 118 anos de cultura e lazer

118 anos de cultura e lazer

Parque Zoobotânico celebrou aniversário com apresentações culturais, homenagens e grande participação do público
publicado: 28/08/2013 14h30, última modificação: 15/08/2017 09h04

Agência Museu Goeldi - Celebrações e homenagens fizeram parte do aniversário de 118 anos do Parque Zoobotânico (PZB) do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), no último domingo, 25. A comemoração especial, realizada no Espaço Cultural Raízes, no MPEG, teve grande participação do público e foi marcada por depoimentos de funcionários e ex-funcionários do Parque, pela feira de artesanato regional (Expo Feira Arte Goeldi) e por apresentações culturais.

Vera Bastos, responsável pelo manejo e conservação da flora do Parque e uma das coordenadoras do evento, destacou a importância do espaço à sociedade. “O Parque é um oásis no centro urbano de Belém. Representa um microclima diferenciado e é um mostruário da biodiversidade amazônica. O público tem, aqui, a chance de estar perto de várias espécies da fauna e da flora amazônicas.”

“O Parque proporciona a ampliação do ensino na escola. Aqui, os alunos vêem a teoria na prática. Eles vivenciam e descobrem a diversidade natural, percebem que o Parque é um lugar de aprendizado, de conhecimento e ciência,” explicou Vera Bastos ao falar sobre o que o espaço do Parque representa como local de práticas escolares.

Para Vera Almeida, Chefe do Parque, O PZB é um espaço democrático de visitação. “É um local acessível. Além da população local, recebemos turistas do mundo inteiro. É um lugar marcado pela beleza natural, da fauna e da flora, e pela dedicação dos profissionais que aqui trabalham e contribuem para que os visitantes possam ter contato com essa natureza”, afirmou.

Público – A vendedora de cheiros e essências do Pará, Maria Gomes, de 54 anos, participante da feira de artesanatos, aproveitou o domingo para trazer seus dois sobrinhos ao Parque. “Todos os anos eu participo da Feira. Vendo o material feito por minha irmã. Hoje eu trouxe meus sobrinhos para me acompanhar, Adriano [9 anos] e Emily [8 anos]”, contou. “Gostamos de ver os animais e de brincar aqui”, disse o menino.

Homenagens  Entre os homenageados no aniversário do Parque estavam Elias Melo, ex-funcionário do PZB; a Escola Municipal Parque Amazônia, do bairro da Terra Firme, em Belém; e a Escola Estadual Ulisses Guimarães, situada no Bairro de Nazaré. Durante as homenagens, o funcionário aposentado do Museu, Elias Melo, fez questão de enfatizar o seu carinho pela Instituição. “Trabalhei aqui por 46 anos. O Museu e o Parque são a minha paixão. Estão no meu sangue.”

Na ocasião, a Escola Parque Amazônia foi homenageada com um bolo ecológico simbólico, feito de plantas nativas da Amazônia. A escola também recebeu doação de livros, feita pela Chefe do PZB, Vera Almeida. A parceria entre a Escola Parque Amazônia e Museu Goeldi existe por meio do projeto “Jardim Botânico na Escola”, coordenado por Helena Quadros, educadora do Núcleo de Visitas Orientadas (NUVOP) do Parque Zoobotânico.

A diretora do Parque Amazônia, Ivone Aparecida, esteve presente no aniversário do PZB e destacou a relevância da parceria para a formação de agentes comprometidos com a preservação da natureza. “A escola está localizada numa área em que não existem áreas verdes. Assim, a parceria com o Parque Zoobotânico dá um ar diferente à escola. Durante a visitação ao Parque, os alunos tiveram uma oficina de arranjos florais. Esse contato com a natureza criou a responsabilidade de cuidar das plantas. Espero que essa inspiração continue crescendo entre os estudantes e, principalmente, entre as famílias deles”, disse, esperançosa. O objetivo da parceria é levar mudas de plantas do Parque à escola para que ela possa ter a sua própria área verde.

A professora Nadilene Jardim, representante da Escola Ulisses Guimarães, também falou sobre a parceria com o Goeldi. “Existe uma troca de atividades entre o Museu e a escola. O Museu doou plantas à escola e implementamos um pequeno jardim botânico. As plantas são cultivadas e mantidas pelos alunos. Esse pequeno espaço ecológico que montamos é uma representação viva do Museu e do Parque na escola. Eles estão, realmente, presentes em nossas vidas”, disse a professora.

Apresentações – As atrações culturais do evento ficaram por conta do Projeto Católico MIR (“Paz”) e do Clube de Desbravadores da Igreja Adventista. O grupo “MIR” apresentou músicas, danças e encenações baseadas em temas religiosos e sociais. Em seguida, 50 integrantes dos Desbravadores fizeram uma demonstração de ordem unida.

Artesanato – Paralelamente às apresentações e homenagens, acontecia a Expo Feira Arte Goeldi. As barracas montadas no Espaço Raízes comercializavam bombons com sabores regionais; bonecas de pano; perfumes, essências e cheiros do Pará; livros infantis com temas e personagens amazônicos; blusas; pulseiras e outros objetos decorativos e utilitários.

Ao fim da manhã, funcionários, monitores, bolsistas, visitantes e amigos do Parque deram as mãos e cantaram parabéns em torno do bolo ecológico para celebrar os 118 anos do PZB.

Texto: Pedro Santos

Galeria de Imagens: