Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Café com Ciência” traz o tema de mocambos e migrações nas Guianas

“Café com Ciência” traz o tema de mocambos e migrações nas Guianas

Evento gratuito do Museu Goeldi coloca em foco questões das Ciências Humanas e esse mês apresenta a palestra do historiador da UFRJ, Flávio Gomes
publicado: 24/08/2016 15h30, última modificação: 19/02/2018 15h33

Agência Museu Goeldi- Na língua aruaque, Guiana significa “terra de muitas águas”. É esse o nome da região que, no século XVI, se estendia da foz do Rio Amazonas à do rio Orinoco. Nesta área, chamada também de Cabo Norte, escravos, indígenas e africanos escapavam e se refugiavam em territórios em disputas de ocupação colonial, que mostram seus impactos até hoje.

Ali colonos ingleses, franceses, holandeses, espanhóis e portugueses disputavam áreas, estabeleciam contatos e exploravam riquezas e mão-de-obra. Surgiriam comunidades de fugitivos, especialmente quilombos e mocambos do lado luso-brasileiro e micro sociedades de bush negroes (negros da mata como eram denominados) nas áreas de ocupação colonial francesa e holandesa.

Historiador da UFRJ, Flávio Gomes é palestrante do Café com CiênciaSob o tema “Mocambos e migrações transnacionais nas Guianas – séculos XVII – XX”, o assunto será apresentado pelo pesquisador Flávio Gomes no próximo “Café com Ciência”. O evento acontece nessa quarta-feira (24), às 15h, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém. O Café com Ciência é gratuito e aberto ao público.

Palestrante – Flávio Gomes mestrado em História Social do Trabalho e doutorado em História Social, ambos pela Unicamp. Atua como professor dos programas de pós-graduação em Arqueologia (Museu Nacional/UFRJ), História Comparada (UFRJ) e História (UFBA). Tem publicado livros, coletâneas e artigos em periódicos nacionais e estrangeiros, atuando na área de Brasil colonial e pós-colonial, escravidão, amazônia, fronteiras e campesinato negro.

Café com Ciência -  Organizado mensalmente pela Coordenação de Ciências Humanas (CCH) do Museu Goeldi, o “Café com Ciência” propõe o debate de questões atuais de relevância social de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do encontro.

Texto: João Cunha

Serviço:

Café com Ciência
Palestra:
 “Mocambos e migrações transnacionais nas Guianas – séculos XVII – XX”
Palestrante: Dr. Flávio Gomes (Universidade Federal do Rio de Janeiro)

Data: 24/08/2016
Horário: 15h
Local: Sala de reunião da Coordenação de Ciências Humanas, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).