Você está aqui: Página Inicial > Notícias > “Ciência, saúde e esporte” rios e mata a dentro

“Ciência, saúde e esporte” rios e mata a dentro

As pesquisas do Museu Goeldi são desenvolvidas nas áreas de Zoologia, Botânica, Antropologia e Geologia. Repassar de forma didático-dinâmica a comunidades que vivem na imensidão do arquipélago marajoara os resultados de alguns estudos nessas esferas do conhecimento é o que faz a Estação Científica Ferreira Penna durante realização das Olimpíadas de Ciências
publicado: 25/09/2013 13h45, última modificação: 15/08/2017 09h49

Agência Museu Goeldi – As comunidades localizadas no entorno da Estação Cientifica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Floresta Nacional de Caxiuanã, irão interagir durante realização de mais uma Olimpíada de Ciências. De início, uma gincana que, em 2008, ganhou status de olimpíada e que, agora, realiza sua quinta edição. O evento acontece de 1° a 10 de outubro.

A V Olimpíada de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã apresenta, em 2013, a temática “Ciência, saúde e esporte”, a mesma  da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, ao qual o MPEG é vinculado. Através da realização de atividades esportivas a Olimpíada permitirá explorar e estimular a aprendizagem sobre o funcionamento do corpo humano nos esportes. Bombeiros e educadores físicos, parceiros do evento, irão auxiliar na aplicação das atividades físicas.

Além das práticas esportivas, a programação para 2013 da Olimpíada de Ciências é composta por oficinas, mini-cursos e sessões de vídeo chamadas de “Cinema na floresta”, e outras atividades arte-educativas como teatro de fantoche, produção de brinquedos de miriti e artesanatos feitos a partir de materiais encontrados e coletados na floresta. Tudo a fim de contribuir para o despertar do interesse das comunidades locais pela ciência.

Ciências em destaque - Ao todo serão 15 oficinas distribuídas em três dias de programação e que abordarão além dos esportes, ciências como a física, biologia e paleontologia. Depois  das práticas, o último dia de oficinas contará com a realização de uma “Mostra de Ciências” com a apresentação dos resultados que serão obtidos ao longo da programação.

A oficina “Sócio-ecologia da saúde e da doença das populações residentes na Floresta Nacional de Caxiuanã – resultados preliminares”, a ser ministrada pelos professores Ligia Filgueiras e Hilton P. da Silva, da Universidade Federal do Pará, discutirá aspectos das doenças prevalentes que acometem a população da comunidade local e suas profilaxias.

“Era uma vez... 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna” é o nome da oficina que associará fatos históricos e culturais na produção de um livro ilustrado contando a história dos 20 anos da base de pesquisas do Museu Goeldi na Flona de Caxiuanã. A oficina, além de estimular a prática da leitura e escrita associados ao uso de criatividade e habilidades artísticas, faz incentivo ao resgate das memórias dos estudantes sobre a construção da ECFPn, evidenciando a importância dela à Amazônia.

Esteio do Goeldi, base da Amazônia – No dia 8 de outubro desse ano, a ECFPn comemora e 20 anos  de pesquisas em prol do conhecimento, preservação e conservação da Amazônia. Implantada em 1993, segue desde então apoiando estudos sobre a sociobiodiversidade amazônica, realizando também atividades de educação em ciências e educação ambiental, como as Olimpíadas de Ciências.

A Estação Científica Ferreira Penna é mantida pelo Museu Goeldi que faz dela base de trabalho de pesquisadores de todas as áreas da instituição. Durante a Olimpíada pesquisadores e técnicos participam das oficinas e programações culturais que acontecem na floresta, envolvimento que demonstra a preocupação do Museu em tornar pública a ciência na região amazônica.

Comunidades reunidas - Participam da V Olimpíada de Ciências cerca de 150 estudantes de dez escolas, de dez comunidades dos municípios de Melgaço e Portel, que compreendem a localização da Flona de Caxiuanã. Além da comunidade de Caxiuanã, Pedreira, Lago do Camuim, Pracupijó, Miritizal, Santo Antonio, São Sebastião, São Tomé, São Raimundo e Caria estarão juntas durante os dez dias de evento, que, além de ensinar e divertir, estreita os laços entre elas.

Estudantes nota dez - Os estudantes que participarão da Olimpíada foram selecionados de acordo com critérios elaborados pelos professores das escolas localizadas na Flona de Caxiuanã juntamente com os  gestores das Secretárias de Educação de Portel e Melgaço, que avaliaram a leitura, o desempenho, a assiduidade e o comportamento dos alunos.

Foram selecionados 13 alunos por escola, com idades entre 10 e 45 anos,  das 3ª e 8ª séries do ensino fundamental. A novidade de 2013 fica por conta da participação de 13 alunos do Programa de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

Parcerias de valor - As Olimpíadas de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã agregam valor ao conteúdo escolar, principalmente pela integração que há entre pesquisadores do Museu Goeldi

e de  instituições de ensino e  pesquisa parceiras do evento como a Universidade Federal do Pará e a Universidade do Estado do Pará além de parcerias com a Ong Rádio Margarida e a Corporação do Corpo de Bombeiros do Pará que enviam profissionais capacitados para ministrarem as atividades. As prefeituras de Portel e Melgaço, por meio de suas Secretárias de Educação também apoiam a realização do evento com recursos financeiros e materiais, que muito servem para o custeio da alimentação oferecida aos participantes em todos os dias.

A V Olimpíada também conta com o apoio das empresas Mariza Alimentos; Pipocas Panteras, Flamboyant, Hiléia e da Cooperativa Agrícola Mista de Tomé Açu (Camta), para a doação de alimentos.

Texto: Júlio Matos, Agência Museu Goeldi

Galeria de Imagens: