Você está aqui: Página Inicial > Notícias > A força das doações de livros

A força das doações de livros

Museu Goeldi consolida sua política de acolhimento de coleções científicas e ganha experiência numa área que vem fortalecendo seu acervo
publicado: 03/05/2016 16h00, última modificação: 20/02/2018 15h24

Agência Museu Goeldi - O acolhimento de doação da coleção particular do pesquisador Osvaldo Cunha (ver matéria principal) - com seu trabalho de triagem, higienização e conservação -, é um exemplo bem sucedido do esforço contínuo e bem preparado da equipe da Coordenação de Informação e Documentação do Museu Goeldi (CID) para o fortalecimento do acervo bibliográfico e arquivístico da instituição. E esse esforço coroou o estabelecimento de uma política institucional para o acolhimento doações. "Acolher acervos como o de Osvaldo Cunha é algo importantíssimo. A coleção científica de Cunha, por exemplo, contempla várias áreas do Museu", ressalta Gilda Ribeiro, coordenadora da CID.

A CID avalia que a sua equipe saiu fortalecida da experiência. "Nas horas de arregaçar as mangas para enfrentar os desafios, a equipe encarou com força e responsabilidade. A participação de todos foi corajosa, pelo estado do acervo de Osvaldo Cunha. O desafio foi tão grande que nos serviu como desafio foi tão grande que nos serviu como experiência no possível acolhimento de outros acervos", ressaltou Gilda Ribeiro.

Pela internet - Como parte da Política de Desenvolvimento de Coleções, hoje o Museu Goeldi já dá acesso ao Termo de Doação de Materiais Bibliográficos, através da página da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna no portal do MPEG. "O doador deve ler o termo e conhecer critérios lá listados", ressalta Andréa Abraham de Assis, chefe do Serviço da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna. Os doadores também devem entrar em contato com a equipe da CID. "Nesse contato é avaliada a pertinência do acervo através de uma curadoria”, lembra Gilda Ribeiro.

Após a aprovação do novo acervo, uma equipe da biblioteca do Museu Goeldi visita o local, de posse de termo de doação - que estabelece as condições para abrigá-lo.

COMO DOAR?
- Procure primeiro a Coordenação de Informação
 e Documentação do MPEG (CID)
- Conheça as condições do termo de doação no
portal do Museu. Imprima e assine.
- O acervo a ser doado será avaliado. O Museu
Goeldi faz visitas ao local.

ONDE PROCURAR?
- Coordenação de Informação e Documentação
do Museu Goeldi (CID);
- Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna.

Campus de Pesquisa do Museu Goeldi – CID
De segunda a sexta, das 9h às 12h e 13h às 17h