Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Agência Escolar de Notícias será lançada durante a V Feira de CT&I

Agência Escolar de Notícias será lançada durante a V Feira de CT&I

Rede de estudantes, professores e profissionais exercitam a comunicação da ciência no projeto Agência Escolar de Notícias Tubo de Ensaio
publicado: 11/12/2012 10h00, última modificação: 05/08/2017 09h30

Agência Museu Goeldi –  Na manhã do dia 18 de outubro, durante a V Feira Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Pará acontece o lançamento do projeto “Tubo de Ensaio – A escola no caminho da ciência”. Trata-se de uma agência escolar de notícias sobre ciência, cujo conteúdo é produzido por estudantes e professores de quatro escolas públicas de Belém. A experiência piloto tem como objetivo formar multiplicadores do jornalismo cidadão e da comunicação da ciência nas escolas.

A iniciativa ocorreu por meio de uma parceria entre projetos coordenados por instituições científicas do Estado, tais como o Labcom Multimídia, do Museu Paraense Emílio Goeldi; a Agência Cidadã, da Faculdade de Comunicação da Universidade Federal do Pará; o Viver Ciência, da Embrapa Amazônia Oriental; o Ver a Ciência, da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação; a Escola da Biodiversidade Amazônica, do Instituto Nacional Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia/ MPEG. A iniciativa também conta com o apoio da Associação Fotoativa.

Durante a Feira Estadual de CT&I, que acontece no período de 17 a 19 de outubro, na UEPA, as equipes irão produzir informação multimídia a partir de temas pré-escolhidos pelos alunos e professores. Os escolares contam com o estímulo e o apoio de profissionais e universitários de Comunicação Social no processo de planejamento e  produção de conteúdo informativo. O material será publicado no blog da Agência Tubo de Ensaio e veiculado nas rádios web da UFPA e da SEDUC, além da Funtelpa.

Jornalismo e ciência - A primeira ação do projeto Tubo de Ensaio aconteceu no período de 01 a 03 de outubro, na Universidade do Estado do Pará – UEPA. Os alunos do 1º e 2º anos do ensino médio das escolas Mário Barbosa, Vilhena Alves, Visconde de Souza Franco e Helena Guilhon aprenderam a trabalhar em rede, produzindo conteúdo para blog, vídeos, rádio e fotografia.

Instigados a pensar em como a ciência faz parte do cotidiano, os escolares exercitaram diferentes modos de narrar com as jornalistas e instrutoras Joice Santos (Labcom/Museu Goeldi) e Rosane Steinbrenner (Agência Cidadã/UFPA), pensando também na ciência como notícia. A programação também contou com a participação do fotógrafo Miguel Chikaoka que falou sobre a possibilidade de aprendizado e de novas formas de apreensão do universo em que estamos inseridos através da fotografia.

Os estudantes tiveram também oportunidade de ouvir e entrevistar pesquisadores da UFPA (a socióloga Kátia Mendonça e o físico Elinei Santos), do Museu Goeldi (a bióloga Marlucia Martins) e da Embrapa Amazônia Oriental (o engenheiro agrônomo Raimundo Brabo), em um debate sobre o conceito de ciência.

Produção coletiva – Com celulares, câmeras digitais e MP4s, equipamentos que já fazem parte do seu cotidiano, os participantes foram divididos em quatro grupos e treinados nas diferentes mídias. O resultado disso foi a produção de um ensaio fotográfico, um programa de rádio, um vídeo de bolso intitulado “O que é ciência?” e o blog da Agência Tubo de Ensaio, que vai concentrar todo o material informativo.

“Os estudantes participaram de todo o processo de planejamento, registro e edição do conteúdo informativo. Tudo foi feito com a intenção de estimular a elaboração de conteúdos sobre ciência para serem partilhados na web”, comemora a jornalista Joice Santos (Museu Goeldi), ministrante do curso e que coordena o projeto em parceria com a jornalista e professora Rosane Steinbrenner (UFPa).

“É uma experiência que instiga os escaolares a perceberem a Ciência em seu cotidiano e como os estudos científicos são fontes preciosas para entender questões presentes em nossa realidade”, explica Rosane.As duas coordenadoras da Tubo de Ensaioapontam também que um dos grandes ganhos aos envolvidos é a experiência coletiva de compartilhar com o Outro o que se aprende.

Feira Estadual de CT&I – O evento faz parte da programação anual da Semana Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação. Este ano, a Feira Estadual terá como tema “Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza”.

Durante o evento, mais de vinte instituições ligadas à ciência e pesquisa no Pará farão exposições, palestras e oficinas, entre outras atividades, com o objetivo de mostrar como a Ciência, a Tecnologia e a Inovação fazem parte e são importantes para o cotidiano.

Serviço: A V Feira Estadual de CT&I será realizada no campus CCBS da UEPA, localizado na Trav. Perebebuí, esquina com a Av. Almirante Barroso, entre 17 e 19 de outubro, das 9h às 19h. A entrada é livre.

Texto: Luena Barros, Paola Caracciolo e Brenda Taketa