Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Água e meio ambiente na Feira de Ciências de Caxiuanã

Água e meio ambiente na Feira de Ciências de Caxiuanã

Em sua 5ª edição, feira começa amanhã (24) e vai até o próximo dia 30. São 12 escolas participantes nos municípios de Melgaço e Portel (PA)
publicado: 23/06/2016 13h45, última modificação: 26/02/2018 15h28

Agência Museu Goeldi -  “Ciência alimentando o Brasil: água nossa de cada dia”. Esse é o tema que norteia os trabalhos a serem apresentados este ano na V Feira de Ciências das Escolas da Floresta Nacional de Caxiuanã. O evento ocorrerá do dia 24 até o dia 30 de junho. Os projetos apresentados foram formulados por alunos da rede pública de 10 comunidades dos municípios de Portel e Melgaço, no arquipélago do Marajó (PA), onde o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) mantém uma base científica, a Estação Científica Ferreira Penna.

dia 23 - feira-de-ciências-01Saberes e comunidade – Todos os 11 projetos que serão expostos foram elaborados nas escolas, a partir da observação de problemas nas comunidades de origem dos estudantes. Assim, os participantes tiveram a oportunidade de pensar soluções que se harmonizem com o meio ambiente. Os projetos tratam de temáticas como diversidade de cultivo, saúde comunitária, reciclagem, estudo de plantas medicinais, entre outros assuntos.

Para a educadora do Museu Goeldi e coordenadora da Feira, Socorro Andrade, uma das características importantes do evento é que “os alunos têm a oportunidade de ampliar o olhar critico sobre a realidade local, refletindo e propondo alternativas e soluções, além de iniciarem um contato direto com os métodos de produção científica”. Além disso, “o evento contribui para a busca do saber científico, no qual o aluno é estimulado a ser construtor de Avaliadores na comunidade Rio Pracupiconhecimento e orientado para aprender a aprender”, complementa.

A feira - A primeira edição da Feira, realizada em 2012, foi fruto do balanço dos resultados de ações da área de educação da Estação Científica Ferreira Penna do Museu Goeldi, localizada na Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã. O que possibilita a realização do evento é parceria entre os professores das escolas das comunidades ribeirinhas e os pesquisadores do Museu Goeldi, que se disponibilizam a apoiar e acompanhar os projetos desenvolvidos pelas escolas. Outro apoio à iniciativa é das prefeituras de Portel e Melgaço, onde moram os participantes.

Serviço - 5ª Feira de Ciências das Escolas de Caxiuanã

Período: 24 a 30/06/206, nos municípios de Portel e Melgaço (PA)
Escolas: Rio Pracupi, Anjo da Guarda, Anexo Chico Mendes e Chico Mendes, Estefânia Monteiro, São Sebastião, Santo Antonio, Padre Antonio Vieira, Nossa Senhora da Conceição, Pedreira, Francisco Chagas da Costa, São Sebatião de Melgaço

Texto: Juliana Araujo e Mayara Maciel