Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aliança pela ciência
conteúdo

Agência de Notícias

Aliança pela ciência

Museu Goeldi estabelece ampla cooperação com o Naturalis Biodiversity Center, da Holanda
publicado: 22/11/2016 17h00, última modificação: 12/03/2018 16h37

Agência Museu Goeldi – O mais importante Museu de História Natural da Holanda assina acordo de cooperação com o Museu Goeldi. Nesta segunda-feira (21/11), os diretores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Nilson Gabas Jr., e do Naturalis Biodiversity Center (Museu de História Natural de Leiden - Holanda), Edwin van Huis, assinaram um termo de cooperação entre as duas instituições.

Edwin van Huis, do Naturalis Biodiversity Center e Nilson Gabas Jr, diretor do MPEGO acordo tem como finalidade construir um sistema que irá proporcionar troca de conhecimento científico e tecnológico nas áreas de pesquisa em taxonomia e biodiversidade. O sistema facilitará estudos e treinamento científico, com vistas a colaborar com a conservação e proteção de espécies, além de encontros científicos e ações conjuntas de comunicação e divulgação. Além do diretor van Huis, a delegação do Naturalis contou com Koos Biesmijer (diretor científico), Maaike Romein (diretor de gestão em pesquisa e educação) e Hans ter Steege (pesquisador). Pelo Museu Goeldi, além do diretor Gabas Jr., estiveram presentes Ana Vilacy Galúcio (coordenadora de pesquisa e pós-graduação), Ima Célia Guimarães Vieira (pesquisadora), Teresa Cristina Àvila-Pires (pesquisadora), Hendrikus Van der Voort (pesquisador) e Marinus Hoogmoed (pesquisador).

Continuação - A colaboração entre pesquisadores do MPEG e os holandeses não é novidade. Um exemplo disso é a rede Amazon Tree Diversity Network (ou, em português, a Rede de Diversidade de Árvores da Amazônia), para qual os pesquisadores da Coordenação de Botânica (CBO) Ima Vieira, Rafael Salomão, Leandro Ferreira (coordenador da Estação Científica Ferreira Penna) e Dario Amaral contribuem. O projeto Barcoding the Amazon, coordenado pelo Dr. Rafael Salomão, com colaboração do  Dr. Hans Ter Steege, como pesquisador visitante especial do Museu Goeldi,  no âmbito do programa Ciência Sem Fronteiras. A parceria A assinatura do termo aconteceu na diretoria do MPEGcom Ter Steege iniciou em 2002 com o ecólogo Samuel Almeida (já falecido) que trouxe o especialista para ministrar um treinamento na Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Goeldi, localizada na Flona de Caxiuanã.

Naturalis Biodiversity Center - Como o Museu Goeldi, o Naturalis Biodiversity Center é um museu e um instituto de pesquisa. Sediado em Leiden, na Holanda, o acervo do Naturalis  acomoda a fusão de duas coleções (a zoológica do Museu Zoológico de Amsterdã e a botânica do Herbário Nacional Holandês), além das coleções geológicas. Os focos de pesquisa da instituição são morfologia e desenvolvimento evolutivo, filogenética, biogeografia e biologia de mudanças globais.

Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi é uma instituição científica vinculada ao hoje Ministério da Ciência,Tecnologia, Inovações e Comunicações. Fundado em 1866, na cidade de Belém (PA), têm como foco a Amazônia, e desenvolve estudos nas áreas de botânica, ciências da terra, zoologia, antropologia, arqueologia e linguística. Mantém 18 acervos, onde estão conservados mais de 4,5 milhões de itens tombados. É um dos maiores museus brasileiros.

 

Texto: Juliana Araujo