Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazônia em selo
conteúdo

Agência de Notícias

Amazônia em selo

Duas décadas de pesquisa da Estação Científica do Museu da Amazônia são destaque em emissão especial dos Correios
publicado: 27/09/2013 09h30, última modificação: 18/08/2017 10h45

Agência Museu Goeldi – Marcando as comemorações aos 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), base de pesquisas do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) na Floresta Nacional de Caxiuanã, um seminário discutirá as possibilidades e dificuldades em se fazer ciência na Amazônia. Na ocasião, um verdadeiro presente será entregue para a ECFPn, para o Museu Goeldi, para a Amazônia. 

Com tiragem de três mil exemplares, a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) lançará emissão especial de selos para comemorar duas décadas de árduo, porém satisfatório, trabalho de instalações da centenária instituição amazônica, que não mede esforços para manter os profissionais que, dia-a-dia, estudam e colaboram para a manutenção e conservação da floresta. O lançamento do selo postal "Estação Científica Ferreira Penna, 20 anos" acontece no dia 3 de setembro, às 16h45, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do MPEG, durante a abertura do Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”.

Representantes do Reino Unido e da diretoria do Museu Goeldi, bem como dos Correios estarão presentes no evento, que também terá a ilustre presença do Secretário de Ciência, Tecnologia e Informação do Estado do Pará, Alberto Cardoso Arruda.

Um olhar do não comum – "Estação Científica Ferreira Penna, 20 anos" traz a representação da Floresta Nacional de Caxiuanã sob a perspectiva do designer gráfico Hudson Maik da Silva, idealizador da arte.

Graça Ferraz, coordenadora da Estação Científica Ferreira Penna, solicitou ao artista que não fossem utilizadas imagens comumente associadas tanto à Estação quanto à Floresta, a exemplos do trapiche e da estrutura física da ECFPn.

Inspiração - Inspirado pela poesia da famosa canção “Este rio é minha rua”, de Ruy Barata e Paulo André, Hudson percebeu que “as lindas ruas de águas calmas e espelhadas muradas por bela e vasta vegetação com animais escondidos entre elas” não só representam a base do Museu e a Floresta de Caxiuanã, como a Amazônia em sua completude. E foi através de fotografia feita pelo próprio artista, que depois utilizou técnica de vetorização, que foi concebido o selo postal que presenteia a produtiva Estação Ferreira Penna.

Goeldi em destaque - Selos postais homenageando datas e eventos relevantes de instituições nacionais são correntemente emitidos pelos Correios. Em 1993, a EBCT emitiu carimbo comemorativo à inauguração da Estação Científica Ferreira Penna e aos 127 anos do MPEG, que circulou entre 2 e 8 de outubro. Em 2012, “Fitoterapia Brasileira – Plantas medicinais – Saber Popular”, série inspirada no trabalho da especialista em etnobotânica Márlia Coelho-Ferreira, trouxe reconhecimento ao Museu Goeldi. Já neste ano, houve outra emissão baseada na pesquisa realizada pela arqueóloga Edithe Pereira. O selo “A história contada na pedra” foi lançado em agosto, mês em que se comemora o aniversário do Parque Zoobotânico do Goeldi.

Sobre a Estação – Desde a implantação em 1993 apoia estudos sobre a sociobiodiversidade da Amazônia. Em suas dependências são realizados treinamentos, visitas orientadas, cursos de campo para alunos de graduação e pós-graduação, assim como atividades de educação em ciências e educação ambiental para as comunidades locais.

Serviço: Lançamento da emissão especial da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT): “Estação Científica Ferreira Penna, 20 anos”. Dia 3 de setembro, às 16h45, no Auditório Alexandre Rodrigues Ferreira, no Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi, à Av. Magalhães Barata, 376.

Texto: Júlio Matos

Galeria de Imagens: