Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazônia investe em pesquisa

Amazônia investe em pesquisa

Seminário reúne pesquisadores do Brasil e Reino Unido para fomentar práticas em biotecnologia e transferência de tecnologia na região
publicado: 30/09/2013 17h15, última modificação: 18/08/2017 10h44

Agência Museu Goeldi – De 30 de setembro a 4 de outubro, Belém e Melgaço recebem o Seminário Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”, que reúne profissionais e pesquisadores brasileiros e britânicos para incrementar o intercâmbio de práticas nas áreas de biodiversidade, biotecnologia, transferência de tecnologia e propriedade intelectual. “A relação do Reino Unido com o Brasil na área de pesquisa científica é de longa data. Um bom exemplo disso é a própria construção da Estação Científica Ferreira Penna, que contou com a ativa participação dos britânicos na década de 90”, conta Caroline Cowan, diretora de Ciência e Inovação da Embaixada Britânica em Brasília. “O seminário será mais uma oportunidade de intercâmbio nessa área”, complementa.

Além de estreitar relações com o Reino Unido, o Seminário pretende fazer um panorama sobre temas estratégicos no que diz respeito às pesquisas na Amazônia. As mesas de discussões abordam temas como: Experiências bem sucedidas em Transferência de Tecnologia, Contribuições para a Sustentabilidade Global, A Transferência de Tecnologia e a Inclusão Social, Oportunidades de desenvolvimento local: o papel das empresas na Amazônia, entre outros assuntos. O evento é destinado a um público especializado, porém aberto a pessoas/instituições interessadas no assunto e que tenham afinidade com o tema, como gestores de inovação, empresas, pesquisadores, populações tradicionais.

O Seminário é uma realização do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação/Museu Paraense Emílio Goeldi (MCTI/MPEG), Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (MPEG, IFPA, UFPA, EMBRAPA, CESUPA, UEPA, UFRA, UFT, UNITINS) e da Embaixada Britânica. Recebe apoio do Governo do Estado do Pará, Fundação Amazônia Paraense, Parque de Ciência e Tecnologia Guamá, Agência de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Pará (Universitec), Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), Rede Nacional de Pesquisa (RNP), entre outros. É patrocinado pela Centrais Elétricas do Norte do Brasil S/A (Eletronorte).

A Rede Nacional de Pesquisa é responsável pela infraestrutura do canal de transmissão da abertura do evento no dia 3, às 9 horas. Acesse aqui.

Conheça um pouco sobre alguns dos apoiadores do Seminário “Biodiversidade, Inovação e Sustentabilidade – Amazônia e Reino Unido: experiências e oportunidades”:

Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT) - Teve sua origem no Brasil em 25 de janeiro de 1663 e oferece soluções para atender às necessidades de comunicação das empresas e instituições. É o caso do Sedex, criado em 1982, que se tornou um dos principais produtos da empresa e lidera o setor de encomendas expressas no Brasil.

Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) - Foi criada em 1989 pelo Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT) com o objetivo de construir uma infraestrutura de rede internet nacional para a comunidade acadêmica. A rede começou a ser montada em 1991 e em 1994 já atingia todas as regiões do país. A RNP integra mais de 800 instituições de ensino e pesquisa no país, beneficiando mais de 3,5 milhões de usuários.

Parque de Ciência e Tecnologia Guamá (PCT Guamá) - Organização cujo objetivo é promover a cultura da inovação e da competitividade das empresas e das instituições geradoras de conhecimento instaladas no Parque ou a ele associadas. Idealizado pelo Governo do Estado do Pará e pela Universidade Federal do Pará, o PCT Guamá é um ambiente de apoio à criação e consolidação de empresas intensivas em tecnologia e ambientalmente adequadas no Estado do Pará. Configura-se como um elemento de apoio/fomento à criação e atração de empresas estratégicas ao Estado.