Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazônia: Olimpíada de Ciências comemora 20 anos de Estação Científica

Amazônia: Olimpíada de Ciências comemora 20 anos de Estação Científica

Em sua quinta edição, a competição integra comunidade e comemora os 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna mantida pelo Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará
publicado: 23/08/2013 14h45, última modificação: 14/08/2017 07h32

Agência Museu Goeldi – Num município marcado pelo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil - Melgaço, no Pará - nem tudo é pobreza e carência. Que o digam organizadores e participantes da Olimpíada de Ciência da Floresta Nacional de Caxiuanã.

Ainda que pobreza e carência sejam itens de uma condição indesejada e que precisa ser remediada de pronto, ações de educação e trabalho comunitário são desenvolvidas pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) há duas décadas na região, que abriga a Floresta Nacional (Flona) mais antiga da Amazônia Legal, a Flona Caxiuanã, criada em 1961, pelo Decreto Federal nº 239 e situada a 300 km da cidade de Belém, às margens da Baía de Caxiuanã, um alargamento do baixo rio Anapu que desemboca na foz do rio Amazonas.

ações baseadas na educação. Tem sido assim, ao longo de duas décadas, que Museu e populações da região trabalham para estabelecer “um modelo de desenvolvimento sustentável para as comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã, tendo como eixo a educação”, diz a atual coordenadora do Programa e atual chefe da Estação, a Dra. Graça Ferraz, em recente publicação denominada “Floresta Nacional de Caxiuanã: Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia”.

Educação e esporte- A Olimpíada de Ciências da Flona Caxiuanã é uma dentre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa e chega, em 2013, à sua quinta edição com o tema “Ciência, saúde e esporte e comemoração aos 20 anos da ECFPn”. O evento tem início no dia 1° e encerra no dia 10 de outubro deste ano, no mesmo lugar: a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Nessa V Olimpíada comemorativa ao 20º aniversário da ECFPn também será realizada uma Mostra de Ciências, reunindo os 28 melhores trabalhos apresentados em feiras de ciências nos municípios do Marajó e do Nordeste Paraense. Trata-se de ação do projeto Expansão do Programa Floresta Modelo de Caxiuanã financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Olimpíada é uma atividade que visa a despertar o interesse local pela ciência e pelas práticas esportivas, assim como objetiva melhorar a educação dos jovens de Caxiuanã. Os resultados do evento são claros. Ano passado, por exemplo, dois estudantes premiados na IV Olimpíada foram à conferência internacional Rio +20 para dar seus relatos de experiência de estudar no interior da Amazônia.
Em preparação às Olimpíadas, são realizadas Feiras de Ciências e entre 25 e 27 de agosto, o Museu realiza a Oficina “Memória dos Moradores da Flona Caxiuanã. Nela, a educadora Ana Cláudia Santos e uma equipe de monitores que atuam na Estação Científica, vão orientar a produção de vídeos e fotos que registrem a memória da comunidade da Floresta a partir das vivências de antigos moradores e estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do governo federal e que se estende à região. O material resultante da oficina será apresentado na Olimpíada.

A Olimpíada começou, em 2001, como gincana, mas em 2008 ganhou o status de olimpíada. Nela, reúnem-se estudantes e professores de escolas localizadas nas comunidades do entorno da Estação Científica, além de representantes de todas as áreas de pesquisa e técnica do Museu Goeldi, que participam da programação.

Desde 2008, o tema da Olimpíada de Ciências da Flona de Caxiuanã é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Agora em 2013, ano de Copa das Confederações e preparatório à Copa do Mundo de Futebol, o evento discute ciência, saúde e esporte, além dos 20 anos da Estação.

A ECFPn completa 20 anos em outubro, mas as comemorações estão acontecendo desde o início do ano, com a realização de eventos e lançamento de publicações. No encerramento oficial das comemorações do aniversário, acontece a V Olimpíada de Ciências na Flona Caxiuanã, um evento que conta com o apoio do MCTI e do CNPq e já demonstrou sucesso em seus resultados.

A Floresta Nacional de Caxiuanã - Unidade de conservação federal que existe desde 1961 e se localiza no município de Melgaço no Estado do Pará, a 300 km de sua capital Belém, às margens da Baía de Caxiuanã. Foi nesse local que em 1993 o Museu Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implantou a base de pesquisa científica  ECFPn, um espaço disponibilizado para atividades e estudos sobre a sócio biodiversidade da Amazônia. Isso inclui uma forte política de educação em ciências e educação ambiental, com eventos como treinamentos, visitas orientadas, cursos de campo para alunos de graduação e pós-graduação e treinamentos de extensão rural para moradores de Caxiuanã.

Serviço: V Olimpíada de Ciência da Floresta Nacional de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna, de 1º a 10 de outubro em Melgaço, Pará.

Texto: Alice Martins Morais e Jimena Felipe Beltrão