Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Amazônia: Olimpíada de Ciências comemora 20 anos de Estação Científica
conteúdo

Agência de Notícias

Amazônia: Olimpíada de Ciências comemora 20 anos de Estação Científica

Em sua quinta edição, a competição integra comunidade e comemora os 20 anos da Estação Científica Ferreira Penna mantida pelo Museu Goeldi na Floresta Nacional de Caxiuanã, no Pará
publicado: 23/08/2013 14h45, última modificação: 14/08/2017 07h32

Agência Museu Goeldi – Num município marcado pelo menor Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) do Brasil - Melgaço, no Pará - nem tudo é pobreza e carência. Que o digam organizadores e participantes da Olimpíada de Ciência da Floresta Nacional de Caxiuanã.

Ainda que pobreza e carência sejam itens de uma condição indesejada e que precisa ser remediada de pronto, ações de educação e trabalho comunitário são desenvolvidas pelo Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) há duas décadas na região, que abriga a Floresta Nacional (Flona) mais antiga da Amazônia Legal, a Flona Caxiuanã, criada em 1961, pelo Decreto Federal nº 239 e situada a 300 km da cidade de Belém, às margens da Baía de Caxiuanã, um alargamento do baixo rio Anapu que desemboca na foz do rio Amazonas.

O Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) mantém o Programa de Desenvolvimento Sustentável da Floresta Modelo em andamento desde a instalação da Estação Científica Ferreira Penna e estabeleceu laços de colaboração com a comunidade local através de

 ações baseadas na educação. Tem sido assim, ao longo de duas décadas, que Museu e populações da região trabalham para estabelecer “um modelo de desenvolvimento sustentável para as comunidades da Floresta Nacional de Caxiuanã, tendo como eixo a educação”, diz a atual coordenadora do Programa e atual chefe da Estação, a Dra. Graça Ferraz, em recente publicação denominada “Floresta Nacional de Caxiuanã: Patrimônio Biológico e Cultural da Amazônia”.

Educação e esporte- A Olimpíada de Ciências da Flona Caxiuanã é uma dentre as atividades desenvolvidas no âmbito do Programa e chega, em 2013, à sua quinta edição com o tema “Ciência, saúde e esporte e comemoração aos 20 anos da ECFPn”. O evento tem início no dia 1° e encerra no dia 10 de outubro deste ano, no mesmo lugar: a Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn), do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
Nessa V Olimpíada comemorativa ao 20º aniversário da ECFPn também será realizada uma Mostra de Ciências, reunindo os 28 melhores trabalhos apresentados em feiras de ciências nos municípios do Marajó e do Nordeste Paraense. Trata-se de ação do projeto Expansão do Programa Floresta Modelo de Caxiuanã financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
A Olimpíada é uma atividade que visa a despertar o interesse local pela ciência e pelas práticas esportivas, assim como objetiva melhorar a educação dos jovens de Caxiuanã. Os resultados do evento são claros. Ano passado, por exemplo, dois estudantes premiados na IV Olimpíada foram à conferência internacional Rio +20 para dar seus relatos de experiência de estudar no interior da Amazônia.
Em preparação às Olimpíadas, são realizadas Feiras de Ciências e entre 25 e 27 de agosto, o Museu realiza a Oficina “Memória dos Moradores da Flona Caxiuanã. Nela, a educadora Ana Cláudia Santos e uma equipe de monitores que atuam na Estação Científica, vão orientar a produção de vídeos e fotos que registrem a memória da comunidade da Floresta a partir das vivências de antigos moradores e estudantes do Programa de Educação de Jovens e Adultos do governo federal e que se estende à região. O material resultante da oficina será apresentado na Olimpíada.

A Olimpíada começou, em 2001, como gincana, mas em 2008 ganhou o status de olimpíada. Nela, reúnem-se estudantes e professores de escolas localizadas nas comunidades do entorno da Estação Científica, além de representantes de todas as áreas de pesquisa e técnica do Museu Goeldi, que participam da programação.

Desde 2008, o tema da Olimpíada de Ciências da Flona de Caxiuanã é o mesmo da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Agora em 2013, ano de Copa das Confederações e preparatório à Copa do Mundo de Futebol, o evento discute ciência, saúde e esporte, além dos 20 anos da Estação.

A ECFPn completa 20 anos em outubro, mas as comemorações estão acontecendo desde o início do ano, com a realização de eventos e lançamento de publicações. No encerramento oficial das comemorações do aniversário, acontece a V Olimpíada de Ciências na Flona Caxiuanã, um evento que conta com o apoio do MCTI e do CNPq e já demonstrou sucesso em seus resultados.

A Floresta Nacional de Caxiuanã - Unidade de conservação federal que existe desde 1961 e se localiza no município de Melgaço no Estado do Pará, a 300 km de sua capital Belém, às margens da Baía de Caxiuanã. Foi nesse local que em 1993 o Museu Goeldi, unidade de pesquisa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), implantou a base de pesquisa científica  ECFPn, um espaço disponibilizado para atividades e estudos sobre a sócio biodiversidade da Amazônia. Isso inclui uma forte política de educação em ciências e educação ambiental, com eventos como treinamentos, visitas orientadas, cursos de campo para alunos de graduação e pós-graduação e treinamentos de extensão rural para moradores de Caxiuanã.

Serviço: V Olimpíada de Ciência da Floresta Nacional de Caxiuanã, na Estação Científica Ferreira Penna, de 1º a 10 de outubro em Melgaço, Pará.


Texto: Alice Martins Morais e Jimena Felipe Beltrão