Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Análise filogenética é tema do seminário BEE
conteúdo

Agência de Notícias

Análise filogenética é tema do seminário BEE

Primeiro seminário BEE do ano será sobre as formigas do grupo Rimosus de Cyphomyrmex
publicado: 25/02/2015 14h30, última modificação: 19/02/2018 08h59

Agência Museu Goeldi - Dando inicio à programação de 2015 dos Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE), acontecerá no dia 27 de fevereiro (sexta-feira) a palestra Revisão taxonômica e análise filogenética do grupo Rimosus de Cyphomyrmex (Hymenoptera: Formicidae: Attini). O evento será ás 14h, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi, Auditório Paulo Cavalcante.

A palestra será ministrada pela pesquisadora Emília Zoppas de Albuquerque, do Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo. Mestre em Biologia, diversidade e Manejo de Vida Silvestre e Doutora em Entomologia, é especialista no tema formicidae, que será abordado no seminário.

Na palestra, a cientista falará sobre as formigas da tribo Attini (que é composta por 15 gêneros e um icnofóssil) e a revisão taxonômica das espécies do grupo Rimsus de Cyphomyrmex, além de verificar as relações de parentesco entre suas espécies, e as relações deste grupo de espécies com os demais gêneros de Attini.

BEE – Projeto construído pela parceria entre o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) propõe o diálogo entre a comunidade científica. Por meio dele, estão em andamento discussões de projetos em fase inicial ou já consolidados nas duas instituições, encontros quinzenais para debater artigos, apresentações prévias de qualificação em congresso, entre outras atividades. As programações ocorrem durante todo o ano de 2014, sob a organização dos pesquisadores Marcelo Sturaro, Sofia Silva e Tibério Burlamaqui, vinculados ao MPEG. 

Os interessados em enviar sugestões de temáticas e palestrantes podem entrar em contato com os organizadores do Seminário através dos e-mails: Marcelo Sturato (marcelosturaro@gmail.com), Sofia M. Silva (sofiamarques1@gmail.com) ou Tibério Burlamaqui (tburla@gmail.com).

Serviço

Ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) 

Palestra: Revisão taxonômica e análise filogenética do grupo Rimosus de Cyphomyrmex (Hymenoptera: Formicidae: Attini)

Palestrante: Emília Zoppas de Albuquerque (Museu de Zoologia da Universidade de São Paulo)

Horário: 14h 

Local: Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).

Texto: Lorena Brito