Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Áreas de pesquisa do Museu Goeldi abordam aspectos da Amazônia em novo livro

Áreas de pesquisa do Museu Goeldi abordam aspectos da Amazônia em novo livro

O livro “Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar” será lançado no dia 19 de setembro, às 17h, no auditório do Programa de Pós Graduação em Geofísica, localizado no Campus da Universidade Federal do Pará em Belém.
publicado: 16/09/2014 12h00, última modificação: 28/09/2017 11h37

Agência Museu Goeldi – A heterogeneidade da região amazônica, suas transformações ambientais, culturais e sociais ao longo dos anos necessitam de uma compreensão ampla. Estudar este espaço requer um diálogo interdisciplinar entre áreas e saberes diferentes para que integrados possam ajudar na reflexão sobre esta complexidade e propor soluções para os diversos problemas socioambientais.

Contribuindo para o estudo das Ciências Ambientais na Amazônia a partir do ponto de vista da interdisciplinaridade, os pesquisadores Ima Célia Guimarães Vieira, Peter Mann de Toledo e Roberto Araújo de O. Santos Júnior organizaram o livro “Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar”, que será lançado no dia 19 de setembro, às 17h, no auditório do Programa de Pós Graduação em Geofísica, localizado no Campus da Universidade Federal do Pará em Belém. O lançamento acontece durante os Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais do Museu Paraense Emílio Goeldi em parceria com a UFPA e Embrapa Amazônia Oriental.

Dividido em três seções e 18 capítulos escritos por 35 pesquisadores que atuam nas ciências naturais e sociais, o livro tem foco nas questões ambientais da Amazônia por meio de abordagens distintas, que envolvem a relação humana com os ecossistemas da região.

“Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar” é uma das ações do INCT/Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, sediado no Museu Goeldi. De acordo com Ima Vieira, organizadora e autora de um dos artigos do livro, a publicação “nasceu da necessidade de fornecer a pesquisadores dedicados ao tema da Amazônia um espaço comum para abordar, a partir de suas experiências de ensino e pesquisa, questões teórico-metodológicas e práticas capazes de contribuir para a formação oferecida pela pós-graduação em Ciências Ambientais”.

O livro pode ser adquirido no dia do lançamento com preço promocional, na editora Garamond e na livraria do Museu Emílio Goeldi. Assista ao book trailer do livro aqui.

Mesa redonda – Para promover o debate e a apropriação sobre o tema do livro, uma mesa redonda será realizada momentos antes do lançamento. “Ambiente e Sociedade na Amazônia e o desafio da interdisciplinaridade” será o tema da discussão, que faz parte dos Seminários do Programa de Pós-Graduação em Ciências Ambientais.

O evento conta com as palestras de Luiz Bevilacqua, doutor em Mecânica Teórica e Aplicada e professor emérito da COPPE-UFRJ; Diógenes Alves, professor orientador dos programas de pós-graduação em Sensoriamento Remoto e em Ciência do Sistema Terrestre do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais; e de Marlúcia Martins, professora orientadora do PPGCA e Coordenadora de Pesquisa e Pós-Graduação do Museu Paraense Emílio Goeldi. Além dos palestrantes, os organizadores do livro Peter Toledo e Roberto Araújo, pesquisadores do INPE, realizarão um debate sobre o tema. O evento acontece no dia 19 de setembro, às 14h30h no mesmo local do lançamento.

Organizadores do livro:

Ima Célia Guimarães Vieira – Doutora em Ecologia, é professora dos cursos de Mestrado e Doutorado em Ciências Ambientais da UFPA-MPEG-EMBRAPA e do curso de Mestrado em Botânica da UFRA-MuseuGoeldi

Peter Mann de Toledo - PhD em Geologia pela Universidade do Colorado, professor orientador do PPGCA e pesquisador titular do INPE.

Roberto Araújo - Doutor em Etnologia pela Universidade de Paris X, professor orientador do PPGCA, pesquisador titular do INPE e colaborador do MPEG.

Serviço:

Lançamento do livro “Ambiente e Sociedade na Amazônia: uma abordagem interdisciplinar”

Data: 19/09/2014

Local: auditório do Programa de Pós Graduação em Geofísica da UFPA

Mesa redonda “Ambiente e Sociedade na Amazônia e o desafio da interdisciplinaridade”

Data: 19/09/2014

Local: auditório do Programa de Pós Graduação em Geofísica da UFPA