Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arte Rupestre ao alcance de todos

Arte Rupestre ao alcance de todos

Museu Goeldi inaugurou uma nova exposição para o público visitante do Parque Zoobotânico onde conta a história dos antigos povos que habitavam a Amazônia
publicado: 21/05/2013 17h00, última modificação: 13/08/2017 12h10

Agência Museu Goeldi – “O que se apresenta é o resultado das pesquisas que desenvolvo sobre a arte rupestre de Monte Alegre desde 1989. Começar a itinerância desta exposição, por Monte Alegre, foi a forma que encontrei de devolver à população aquilo que aprendi ao longo desses anos”, declarou a pesquisadora Edithe Pereira, arqueóloga do Museu Goeldi, sobre sua trajetória profissional na instituição de pesquisa mais antiga da Amazônia com destaque para o seu trabalho de pesquisa em Monte Alegre.

discurso aconteceu durante a cerimônia de abertura da Exposição Visões Arte Rupestre em Monte Alegre ocorrida na última quinta-feira, dia 16 de maio, no prédio da Rocinha, no Pavilhão de Exposições do Museu Paraense Emilio Goeldi. Edithe Pereira, arqueóloga e coordenadora do Projeto Arte Rupestre de Monte Alegre: Difusão e memória do patrimônio arqueológico, ressaltou a importância de compartilhar os resultados dessa pesquisa com o público. Além de Edithe Pereira, participaram da cerimônia como convidados o Diretor do Museu Emílio Goeldi, Dr. Nilson Gabas Jr., coordenadores de área do Museu, servidores, bolsistas e estagiários.

A cerimônia de abertura contou também com a presença de Maria Dorotéa de Lima, Superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no Pará, que em seu discurso, fez referência ao cuidado que os organizadores da mostra tiveram em relação às pessoas com deficiência auditiva e visual.

“Considero essa questão da acessibilidade um bom exemplo a ser seguido. Tomara que a moda pegue.”, declarou Maria Dorotéa, sobre a possibilidade de visitantes especiais terem acesso ao conteúdo da exposição por meio de legendas em Braille, vídeo em Libras - Língua Brasileira de Sinais -. Os visitantes também contam com reprodução em acrílico de uma rocha com gravuras e reprodução de algumas aquarelas elaboradas em relevo para que o público possa tocar.

Produtos – A programação de abertura da exposição incluiu o lançamento de dois livros: “A arte rupestre de Monte Alegre”, de autoria de Edithe Pereira; e do livro “Itaí – a Carinha Pintada”, do educador e poeta Juraci Siqueira e ilustrado pelo arquiteto e artista plástico Mário Baratta. Na noite de abertura da exposição, Edithe e Juraci autografaram os livros dos visitantes e convidados que estiveram presentes no evento. O vídeo-documentário produzido pelo cineasta Fernando Segtowick também foi exibido.

Conhecendo o passado – A exposição apresenta ao público os produtos resultantes do trabalho de pesquisa desenvolvido por uma equipe de arqueólogos do Museu no município de Monte Alegre. Da exposição fazem parte 15 aquarelas  de autoria do arquiteto e  aquarelista Mário Baratta, produzidas em viagem às serras de Monte Alegre. Mário Baratta  reproduz nas imagens um pouco do lugar e do contexto em que foram realizadas as pinturas.  Com riqueza plástica e detalhamento, as imagens retratam, sobretudo, a paisagem local e a preservação do patrimônio. Durante a visita à exposição, o visitante também poderá conhecer um pouco mais da arte rupestre de Monte Alegre, por meio do vídeo-documentário "Imagens de Gurupatuba", com duração de 15 minutos, do diretor de cinema Fernando Segtowick.

São chamados de arte rupestre os registros encontrados em rochas, como pinturas e gravuras, feitos por povos ancestrais. Esse tipo de atividade pode ser encontrado em vestígios deixados em todos os continentes do mundo. A pesquisa de Edithe Pereira sobre a arte rupestre em Monte Alegre, cidade localizada no oeste do Pará, se deu a partir da década de 1980 e após o resultado de seu trabalho ser exposto em Monte Alegre, entre dezembro de 2012 a março de 2013, o Museu Goeldi trouxe a exposição para Belém, Pará.

Roda de conversa – Além da exposição, está programado, para o início do mês de junho, um bate-papo entre Edithe Pereira  e os alunos das escolas de educação pública e privada. A roda de conversa será coordenada pelo Núcleo de Visitas Orientadas do Museu Goeldi (Nuvop) e acontece na primeira e terceira semana de junho. Cada roda terá a duração de 20 minutos.

Serviço – A exposição “Visões: A arte rupestre de Monte Alegre” acontece até 30 de setembro de 2013, de terça à sexta, de 9h às 17h. Aos sábados, domingos e feriados, de 9h às 14h, com entrada franca no prédio da Rocinha. O valor do ingresso do Parque Zoobotânico é de R$ 2,00 (meia-entrada para estudantes), crianças até 10 anos e idosos a partir de 60 anos têm gratuidade. Informações sobre a participação da roda de conversa através do e-mail nuvop@museu-goeldi.br ou pelo telefone 3182-3219.

O livro “A arte rupestre em Monte Alegre” e o infantil “Itaí – A carinha pintada” podem ser adquiridos na livraria do Museu Goeldi, Espaço Ernst Lohse -, localizado no Parque Zoobotânico, aos fundos do Prédio da Rocinha e na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna, no Campus do Museu Goeldi (Avenida Perimetral, 1901 – Terra Firme) além da livraria Fox, localizada na Travessa Dr. Moraes, n° 584, em Belém (PA).

Texto: Ricardo Sousa

Edição: Lilian Bayma