Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Arte rupestre na Amazônia é um dos temas dos selos de 2013

Arte rupestre na Amazônia é um dos temas dos selos de 2013

publicado: 30/05/2013 10h00, última modificação: 14/07/2017 09h06
Agência Museu Goeldi - O Museu Paraense Emílio Goeldi, por intermédio da arqueóloga e pesquisadora da instituição Edithe Pereira, enviou proposta para a programação filatélica 2013 e foi aprovada. O tema escolhido foi “A história contada na pedra: a arte rupestre na Amazônia”.

A escolha dos temas dos selos começa com ampla consulta à população, que envia sugestões. As propostas são analisadas segundo as normas de emissão de selos da portaria 500/2005, e apresentadas à Comissão Filatélica Nacional, responsável pela eleição dos temas. Foram selecionadas 21 das cerca de 1000 propostas recebidas pelos Correios até 1º de junho de 2012.
A programação de 2013 traz algumas surpresas, como a emissão dedicada aos cemitérios brasileiros, e tradições consolidadas, como a emissão especial da Natal. Os 350 anos dos Correios também serão comemorados em selos.

No esporte, a programação inclui a Copa das Confederações e as séries Rumo à Copa 2014 e às Olimpíadas 2016. O Amapá é destaque no turismo e o terreiro Ilê Axé Opô Ofunjá, na cultura popular.
Confira a programação completa no site http://blog.correios.com.br/filatelia/?p=9214.
Plantas medicinais em selos

Em agosto deste ano o Museu Paraense Emílio Goeldi, em parceria com a Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (EBCT), lançou selos que focalizam as plantas medicinais brasileiras.

Foram selecionadas as estampas da andiroba, copaíba, muirapuama e unha-de-gato, todas dignas representantes do conhecimento tradicional e de uso corrente pela população. Cada planta compõe uma lâmina e sua apresentação varia de acordo com a parte utilizada para consumo no tratamento de doenças diversas.