Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Artesanato, moda e sustentabilidade na feira de criadores do Goeldi neste fim de semana

Neste sábado (6) e domingo (7) será realizada a terceira edição do Amazônia Inspira no Parque Zoobotânico. Participarão 12 criadores da rede do Café do Museu Goeldi e uma nova coleção individual será lançada tendo como referência a cultura do açaí.
publicado: 04/07/2019 16h30, última modificação: 04/07/2019 16h41

Agência Museu Goeldi – Alinhar conceitos de consumo consciente e sustentabilidade é uma tarefa árdua que exige pesquisa e dedicação. Baseada nesses princípios, a Rede Samaúma, que gerencia a loja do Café do Museu, agrega valor aos artesãos que produzem peças exclusivas e inovadoras, inspiradas na cultura amazônica e em pesquisas do Museu Goeldi. Para aproximar as pessoas desses empreendedores criativos, surgiu o “Amazônia Inspira – Feira de Criadores do Museu”. Neste final de semana, de 9h às 14h, no Parque Zoobotânico, será realizada a terceira edição do evento, que vai contar com o lançamento da linha de vestuários “Açaí e suas raízes”, da marca amapaense Camapu.

A feira integra as ações do projeto “Café do Museu: encontro de saberes”, que é coordenado por Benedita Barros, presidente do conselho curador do Café do Museu Goeldi. Benedita destaca que o projeto “é a consolidação de uma estratégia de comunicação entre ciência e a sociedade. Essa estratégia se efetiva por meio de ações educativas e produtos que expressam um encontro de saberes, envolvendo a sensibilidade e a criatividade artística dos criadores e informações científicas nas quais foram inspiradas”.

Participam desta edição 12 empreendedores parceiros da Rede Samaúma com novidades para todos os públicos. No sábado, além da exposição e comercialização das diversas peças, os visitantes do Parque Zoobotânico também vão poder conferir a apresentação do músico Cezar Filipe.

Amazonia Inspira- Fotolegenda grande.jpg

Lançamento – A Camapu, marca do estado do Amapá, participa pela primeira vez do Amazônia Inspira e lança com exclusividade a sua nova linha de vestuários inspirada no açaí. Pensada a partir da observação da relevância que a cultura do fruto tem para a população amazônica, em todos os 30 modelos inéditos (dentre blusas, saias e vestidos) será possível encontrar elementos que fazem referência ao alimento.

A proposta da coleção é homenagear os caminhos percorridos pelo açaí, desde a folhagem, caule e raiz das palmeiras; passando pelo seu extrativismo – referenciado pela maneira de colher, armazenar e transportar em cesto –, até chegar à sua forma de comer e beber. Todos esses aspectos serão traduzidos em cores, misturas, texturas e modelagens, que também contarão com a utilização de fechos, botões, etiquetas e outros aviamentos naturais.

A Camapu é uma marca da costureira e modelista Wanderleya Gonçalves, que atua na área da moda há mais de 15 anos. A estilista é a responsável por criar, produzir e comercializar as suas coleções – caracterizadas pelas estampas autorais alusivas à Amazônia –, em seu ateliê ou em lojas parceiras em Macapá e Belém, como é o caso do Café do Museu.

Criadores – Pela primeira vez participa o grupo Marytykwara, indígenas do Assurini do Xingu, com seus grafismos. Os Encauchados de Vegetais da Amazônia também vão integrar a feira com suas biojoias de látex e objetos decorativos.

O público também vai poder contar com as belas joias artesanais da Yemara Ateliê, Trama Acessórios e KDesign, reconhecidas pelo trabalho de unir elegância e sustentabilidade em suas peças. Utilizando o miriti, o grupo Miritong participa do evento com seus brinquedos e artesanatos diretos de Abaetetuba, município do nordeste do Pará.

A Fabi Ilustração, a Oré Artesanatos e Fotografias, Lívia Prestes e Tayná Cardel Ilustrações vão apresentar ao público itens decorativos e de papelaria com desenhos inspirados na cultura da Amazônia. Nesta edição do Amazônia Inspira, também participa a marca Josué Pereira Ceramista com seus objetos de cerâmica, incluindo réplicas arqueológicas, com estilos contemporâneos.

Café do Museu – O Café do Museu fica localizado no prédio histórico onde funcionava o laboratório fotográfico da instituição nas primeiras décadas do século XX, sob comando do desenhista-litógrafo e fotógrafo alemão Ernst Lohse, responsável pelas ilustrações do Álbum de Aves Amazônicas.

O projeto do espaço busca compartilhar o conhecimento científico; promover a interação de saberes; valorizar culturas, recursos e ambientes amazônicos; qualificar a produção regional; estimular a economia criativa com a apropriação, pelos criadores e consumidores, dos resultados de estudos científicos do Museu Goeldi.

Aproximadamente 50 criadores integram a rede do projeto Café do Museu, entre artesãos, designers, ilustradores, além de povos tradicionais e indígenas da Amazônia paraense.

Serviço | “Amazônia Inspira – Feira de criadores do Museu”

Data: Sábado (6) e domingo (7), das 9h às 14h.

Local: Em frente ao Lago dos Tambaquis, localizado no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi (Av. Magalhães Barata, São Brás, Belém/PA).

*A apresentação da coleção “Açaí e suas raízes” ocorrerá em ambos os dias, contudo, o desfile com modelo será realizado apenas no sábado (6), às 10h.