Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Árvore marca a aliança cultural entre Brasil e Itália

Árvore marca a aliança cultural entre Brasil e Itália

Plantio no Parque Zoobotânico do Museu Goeldi faz parte de um projeto de conscientização ambiental promovido por associação brasileira em parceria com uma organização italiana. A iniciativa propõe a aliança entre a região da Amazônia e da Toscana, por meio da conscientização ambiental
publicado: 11/09/2014 11h00, última modificação: 28/09/2017 11h41

Agência Museu Goeldi - Uma muda da árvore pau rosa representou a aliança cultural entre Brasil e Itália em evento comemorativo do aniversário de 119 anos do Parque Zoobotânico do Museu Paraense Emílio Goeldi. O plantio da muda faz parte da iniciativa "Árvores Gêmeas Toscana-Amazônia", que consiste em plantar uma árvore na Toscana, Itália, a cada árvore plantada na região amazônica, estabelecendo uma aliança cultural por meio desta atitude de conscientização ambiental.

O ato simbólico proposto pela Associação Cultural Nhandeara e o Studio Amerighi, escritório de consultoria de economia internacional em Florença, está associado ao Circuito Tela Verde, projeto de educação ambiental que consiste na mostra de filmes produzidos por organizações não governamentais (ONGs), escolas e associações comunitárias, com objetivo de despertar a sociedade para a importância da sustentabilidade e preservação dos recursos naturais como patrimônio da humanidade.

O projeto Circuito, que acontece desde 2003, é uma parceria entre o Ministério do Meio Ambiente e a Associação Cultural Nhandeara, com apoio do Ministério da Cultura. Em sua quinta edição, a mostra itinerante esteve no Museu Goeldi, ocasião que contou também com as palestras “Árvores Gêmeas Toscana-Amazônia”, por Luca Amerighi, e “Natureza amazônica: biodiversidade e impactos”, por Inocêncio Gorayeb, com participações de Nilson Gabas, Diretor do Museu Emilio Goeldi, e Márcia Vieira, presidente da Associação Cultural Nhandeara.

Árvores Gêmeas Toscana-Amazônia - A ideia da criação de um projeto de conscientização ambiental, envolvendo os dois países, nasceu pelo fato do Brasil e Itália deterem áreas consideradas patrimônio da humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (Unesco). A Região da Toscana, na Itália, possui vários sítios considerados patrimônios da humanidade. Outra motivação para a criação do projeto foi a relação histórica entre as duas regiões, tendo em vista que o primeiro navegador que descobriu a Amazônia, em particular o Pará, foi o italiano Américo Vespúcio.

Texto: Brunella Velloso

Galeria de Imagens: