Você está aqui: Página Inicial > Notícias > As dinâmicas das agriculturas amazônicas são tema do Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

As dinâmicas das agriculturas amazônicas são tema do Boletim de Ciências Humanas do Museu Goeldi

A edição mais recente é constituída de 14 artigos de especialistas do Brasil e do exterior
publicado: 19/05/2016 10h45, última modificação: 21/02/2018 15h28

Agência Museu Goeldi – A primeira edição de 2016 do Boletim de Ciências Humanas traz o dossiê “Dinâmicas das agriculturas Amazônicas”, que reúne oito artigos de autores do Museu Goeldi e várias universidades e institutos do Brasil e França. O dossiê de antropologia organizado por Laure Emperaire (Institut de Recherche pour le Développement, Brasília) e Claudia Leonor López Garcés (Museu Paraense Emílio Goeldi, Belém) trata de agriculturas indígenas, com ênfase na agricultura amazônica e retoma o tema de um dossiê anterior, publicado no Boletim v.7, n.2, de 2012, organizado por Pascale de Robert e Claudia López.

dia 19 - boletim-ciências-humanasAlém do dossiê, outros seis artigos são publicados e relatam pesquisas em disciplinas diferentes. Felipe Vander Velden (UFSCar) trata sobre o Mapinguari, o monstro lendário da Amazônia e que certos cientistas tentam ligar com a possibilidade de animais pré-históricos remanescentes. Elcio Costa do Nascimento (UFPA) e Gutemberg Diniz Guerra (UFPA) mostram como vários fatores interdependentes de produção agrícola em uma comunidade quilombola paraense resultam em um aumento da dependência de comércio e geração de renda. André Strauss (USP) relata uma investigação pioneira de práticas funerárias no centro-leste do Brasil no período do Holoceno Inicial, aproximadamente 10.000 anos atrás. Fernando de Carvalho (UFRJ) revisa certos aspectos da reconstrução do Proto-Arawak e a hipótese atual sobre a classificação das línguas Arawak. Geraldo Mártires Coelho (UFPA) trata da abordagem pelo filósofo de geografia e ensaísta Eidorfe Moreira dos sermões de Padre Antônio Vieira em Belém no século XVII.

O último artigo é uma tradução para o português feita pelos arqueólogos Fernando Ozorio de Almeida (UFS) e Bruna Rocha (UFOPA) do famoso artigo de Warren R. DeBoer e Donald W. Lathrap, “The making and breaking of Shipibo-Conibo ceramics”. O artigo ajuda na compreensão da arqueologia comportamental e sua tradução é de grande ajuda para o aumento desse tipo de literatura na língua portuguesa

Acesse - As publicações podem ser acessadas online e gratuitamente. As versões impressas, que datam até o ano 2014, custam R$25, e podem ser solicitadas pelos e-mails mgdoc@museu-goeldi.br e . O Museu Paraense Emílio Goeldi também realiza a permuta de seu Boletim. As solicitações devem ser encaminhadas à Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna (), com as informações necessárias à avaliação (política editorial, periodicidade, etc.).

Texto: Lorena do Couto