Você está aqui: Página Inicial > Notícias > As inovações tecnológicas do Museu Goeldi no ITT Amazônia
conteúdo

Agência de Notícias

As inovações tecnológicas do Museu Goeldi no ITT Amazônia

I Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental reunirá instituições de ciência, empresas e a sociedade. A programação acontecerá em Belém nos dias 2 e 3 de dezembro
publicado: 27/11/2014 14h30, última modificação: 27/11/2017 16h26

Agência Museu Goeldi – Divulgar é uma premissa para que o conhecimento produzido nos centros de pesquisa chegue ao cotidiano e à prática pública. Por isso, instituições científicas, como o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG), empenham-se em construir canais de interação com empresas e a sociedade em geral. Na próxima semana, o Goeldi exibirá cinco projetos na Vitrine Tecnológica do I Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental – ITT Amazônia.

O ITT Amazônia acontecerá nos dias 2 e 3 de dezembro, em Belém do Pará,  e será um momento de apresentação dos resultados de pesquisas científicas geradas nas instituições amazônicas de ciência e tecnologia e de estímulo à transferência destas tecnologias para empresas e organizações nacionais e internacionais.

Realizado pela Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental (Rede Namor), o encontro desenvolverá atividades ligadas à inovação, empreendedorismo e produção científico-tecnológica.

A programação se divide em três partes simultâneas: mesas redondas com palestrantes do Brasil e do exterior, “Vitrine Tecnológica, aberta à visitação do público em geral” para apresentação das tecnologias desenvolvidas para transferência à sociedade; e a “Rodada de Negócios, com agenda previamente marcada entre as ICT e as empresas interessadas” sobre tecnologias e serviços tecnológicos.

Inovações na vitrine – Para informar o público e atrair parcerias comerciais e estratégicas, a organização do evento montará a “Vitrine Tecnológica”, um espaço de apresentação de tecnologias desenvolvidas na região disponíveis para transferência à sociedade. As 12 instituições membros da Rede Namor, dentre elas a Universidade Federal do Pará (UFPA) e a Embrapa Amazônia Oriental, irão mostrar cerca de 30 produtos e serviços tecnológicos, que juntos formam um portfólio de soluções inovadoras que podem ser aplicadas na sociedade, no setor produtivo ou junto a comunidades e organizações sociais.

Coordenador da rede, o Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG) exibirá cinco projetos na Vitrine Tecnológica. Estes são: “Armadilha Ventilada para Coleta de Culicidae com ou sem Atração Humana”, um invento de coleta de mosquitos que impede possíveis picadas nos humanos; o Programa Floresta Modelo de Caxiuanã, tecnologia social certificada pela Fundação do Banco do Brasil em 2013; “A Pesca dos Grandes Bagres Amazônicas: A Piramutaba”, maquete eletrônica mostrando a migração dos grandes bagres amazônicos, em especial a da piramutaba, e “Processo de Extração do Princípio Ativo Poliprenóis Naturais Concentrado A Partir da Montrichardia linifera”, tecnologia de grande interesse para o setor fármaco-cosmético; e “Processo de Transformação de Resíduos Sólidos em Composto Orgânico”, um estudo que pode contribuir para a eliminação dos lixões em todo o país.

A maioria desses projetos está em fase de pedido de patente junto ao Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), por meio do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica do Museu Goeldi (NIT/MPEG), coordenado por Graça Ferraz, que também coordena a Rede Namor. O registro de patente garante a titularidade do invento e o produto ou método pode gerar benefícios econômicos para o inventor e para a instituição detentora. A apresentação deles em eventos públicos, como o ITT Amazônia, gera possibilidades para negócios futuros. Saiba mais sobre os primeiros registros de patente do Museu Goeldi no vídeo:  https://www.youtube.com/watch?v=3X4WeUUIL3I

O ITT Amazônia será realizado no Auditório Albano Franco, da Federação das Indústrias do Estado do Pará (Fiepa), localizado no bairro de Nazaré, centro da capital paraense. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento: http://museu-goeldi.br/eittamazonia

Transferência tecnológica - Os caminhos para transferir tecnologia do meio acadêmico para a indústria e a sociedade serão o foco das mesas redondas, nas quais especialistas na área vão falar sobre métodos consagrados, como o licenciamento, e discutir as perspectivas dessa prática na Amazônia. O debate de quarta-feira (3), intitulado “Desafios da transferência de tecnologia no Mundo”, terá a presença de representantes de modelos de sucesso na criação de parcerias entre o mundo científico e o comercial, como a Yissum, Companhia de Transferência Tecnológica da Universidade Hebraica de Jerusalém. A mediação será do Diretor do Museu Goeldi, Nilson Gabas Jr.

Rede Namor – Formada pelos Núcleos de Inovação Tecnológica (NIT) das principais instituições científicas da Amazônia Oriental, a Rede de Núcleos de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental envolve instituições dos estados do Pará, Amapá e Tocantins. Criada em 2010, a Namor articula seus membros em redes de cooperação que, segundo o site da ITT Amazônia, conseguiram “consideráveis avanços na área de inovação, especialmente na proteção do conhecimento gerado, e em esforços conjuntos de capacitação de profissionais e na aproximação com empresas e organizações da sociedade para transferência de tecnologias”.

Além do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), as seguintes instituições amazônicas participam da Rede Namor:

Universidade Federal do Pará (UFPA)
Universidade do Estado do Pará (UEPA)
Centro Universitário do Estado do Pará (CESUPA)
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)
Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
Embrapa Amazônia Oriental
Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA)
Universidade Federal do Amapá (UNIFAP)
Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Fundação Universidade do Tocantins (UNITINS)
Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

Serviço:

I Encontro Internacional de Inovação e Transferência de Tecnologia da Amazônia Oriental – ITT Amazônia

Data: 02 e 03 de dezembro
Local: FIEPA - Federação das Indústrias do Estado do Pará (Tv. Quintino Bocaiúva, 1588, Nazaré, Belém/PA)

Texto: João Cunha

Atualizado em 27/11/2014 às 14h30