Você está aqui: Página Inicial > Notícias > As terceirizações e os impactos no fazer científico

As terceirizações e os impactos no fazer científico

Palestra do Seminário Interdiálogos abordará os desafios da aprovação do Projeto de Lei 4330/04 e a interferência do mesmo no âmbito das instituições científicas.
publicado: 11/05/2015 16h45, última modificação: 22/02/2018 12h17

Agência Museu Goeldi - O Projeto de Lei 4330/04, que está há mais de 10 anos em tramitação na Câmara dos Deputados, prevê a contratação de serviços terceirizados para qualquer atividade de determinada empresa, sem estabelecer limites ao tipo de serviço que pode ser alvo de terceirização. A respeito deste tema, a próxima edição do Seminário Interdiálogos, que acontecerá no dia 12 de maio, abordará os impactos no fazer científico e os desafios para a aprovação deste PL.

Sob o título “As terceirizações e os impactos no fazer científico: os desafios para a aprovação da PL 4330”, a mesa será composta pela Drª. Andréa Bittencourt Pires Chaves (Diretora Adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, professora e pesquisadora da Faculdade de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, todos da UFPA); Mario Cruz (Presidente da Associação de Servidores do Museu Goeldi); Drª. Maria das Graças Ferraz (Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental – NIT/MPEG, professora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia – BIONORTE; M.Sc. Suelene Leite Pavão (Diretora da Associação de Docentes da UFPA e professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA).

Aberto ao público, o evento é organizado por Guilherme Bemerguy Chêne Neto, Lourdes Gonçalves Furtado e Graça Santana, todos do Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos, ligado à Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, e acontecerá às 14h30 no Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

PL 4330/04 – A proposta divide opiniões entre empresários, centrais sindicais e trabalhadores. Entre as queixas mais recorrentes daqueles que trabalham como terceirizados, estão a falta de pagamento de direitos trabalhistas e os casos de empresas que fecham antes de quitar débitos com trabalhadores. Já em relação à produção do conhecimento em Universidades Públicas e Institutos Públicos de Pesquisa, a discussão perpassa pela intensificação do modelo produtivista, onde ganha mais quem mais produz, sem que, necessariamente, haja preocupações com a qualidade do que é produzido.

Interdiálogos - Realizado desde 2013, o Seminário visa o compartilhamento e a atualização de informações, conceitos e metodologias de pesquisas realizadas ou em andamento no âmbito das ciências sociais e naturais, tanto entre os participantes do projeto RENAS, quanto em relação a outros projetos e instituições. Dessa forma, o “Interdiálogos” propõe a discussão da interdisciplinaridade e a  interação entre os pesquisadores das áreas de conhecimentos  que fazem interface com as ciências sociais, buscando avançar nos conceitos utilizados nas diversas áreas abordadas na relação homem/meio ambiente.

Seminário Interdiálogos - Mesa-Redonda: “As terceirizações e os impactos no fazer científico: os desafios para a aprovação da PL 4330”.

Palestrantes:
- Profª. Drª. Andréa Bittencourt Pires Chaves (Diretora Adjunta do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Professora e Pesquisadora da Faculdade de Ciência Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, todos da UFPA);
- Sr. Mario Cruz (Presidente da Associação de Servidores do Museu Goeldi);
- Profª. Drª. Maria das Graças Ferraz (Coordenadora do Núcleo de Inovação Tecnológica da Amazônia Oriental – NIT/MPEG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia - BIONORTE);
- Profª. M.Sc. Suelene Leite Pavão (Diretora da Associação de Docentes da UFPA. Professora da Faculdade de Ciências Sociais da UFPA).
Coordenação: Prof. M.Sc. Guilherme Bemerguy Chêne Neto(LAMAq/CCH/MPEG).
Organização: Guilherme Bemerguy Chêne Neto, Lourdes Gonçalves Furtado e Gracillius Santana (Laboratório de Antropologia dos Meios Aquáticos/Área de Antropologia/Coordenação de Ciências Humanas/MPEG).

Hora: 14h30

Local: Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. (Avenida Perimetral, 1901), Belém.

Evento aberto ao público.