Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Assembleia Legislativa do Estado do Pará faz sessão solene sobre os 150 anos do Museu Goeldi
conteúdo

Agência de Notícias

Assembleia Legislativa do Estado do Pará faz sessão solene sobre os 150 anos do Museu Goeldi

Exposição de imagens históricas e o lançamento de uma publicação dedicada ao Museu Goeldi também fazem parte da homenagem
publicado: 21/11/2016 17h00, última modificação: 12/03/2018 16h13

Agência Museu Goeldi – Os deputados do Estado do Pará prestam homenagem ao Museu Paraense Emílio Goeldi pelo seu sesquicentenário nessa quarta-feira (23), no Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa (Alepa), em Belém. A sessão solene começará às 10 h, com a presença da direção, pesquisadores e técnicos da instituição científica mais antiga da Amazônia, que em outubro desse ano completou 150 anos de história.

Edição de novembro da revista será dedicada ao Museu GoeldiDe acordo com o Regimento Interno da Alepa, sessões solenes “são realizadas para grandes comemorações e homenagens especiais.

Exposição e lançamento – Após a sessão solene, a celebração pelo sesquicentenário do Museu Goeldi continua com o lançamento de uma exposição compostas por imagens históricas que contam a trajetória da instituição, desde de sua fundação, em 1866, passando por momentos importantes, como a inauguração do Parque Zoobotânico, em 1895. A exposição estará à mostra no hall da Alepa.

No mesmo dia, será lançada a nova edição da Revista “Memórias do Legislativo”. A publicação é organizada pela Comissão do Acervo Histórico da Assembleia Legislativa e esse volume será dedicado aos 150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi, com fotos, fac-símiles de documentos, curiosidades e artigos escritos por servidores da instituição: o historiador Nelson Sanjad, a biblioteconomista Gilda Ribeiro e a especialista em arquivologia, Doralice Romeiro.

150 anos do Museu Goeldi – O Museu Paraense foi fundado no dia 6 de outubro de 1866, na capital da então província do Grão-Pará, a partir da Associação Philomática, projeto independente de incentivo e valorização da ciência. Cinco anos depois, o Museu é incorporado à estrutura do Governo do Estado. O Parque Zoobotânico, mostra da flora e fauna amazônica e base física mais conhecida da instituição, foi construído nos tempos da República, inaugurado em 1895 sob a direção do naturalista suíço Emílio Goeldi, e que contou para este empreendimento com o botânico, também suíço, Jacques Huber, organizador do herbário do Museu Paraense.

Serviço

Homenagem da Alepa aos 150 anos do Museu Paraense Emílio Goeldi

(Sessão solene, exposição e lançamento da Revista “Memórias do Legislativo”)

Dia: 23 de novembro (quarta-feira)

Hora: a partir das 10 h

Local: Palácio Cabanagem, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Pará

Para visualizar o convite clique aqui.