Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Atlantik Solar fará vôo experimental na Floresta Nacional de Caxiuanã

Atlantik Solar fará vôo experimental na Floresta Nacional de Caxiuanã

Veículo Áereo não Tripulado movido a energia solar vai mapear dados sobre a floresta e pousar na estação científica do Museu Goeldi no Marajó
publicado: 19/10/2015 11h30, última modificação: 08/03/2018 10h33

Agência Museu Goeldi – A Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) foi escolhida para ser o ponto de chegada de uma experiência histórica. O veículo aéreo não-tripulado, Atlantik Solar, fará um vôo de 9 a 10 horas saindo de Barcarena (PA) com destino a Floresta Nacional (Flona) de Caxiuanã, lugar-sede da estação. Será o primeiro vôo-teste de longa distância do equipamento, movido a energia solar.

A estação que vai receber o Veículo Áereo não Tripulado (VANT) é uma das bases do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG). Construída em 1993, é um posto avançado de desenvolvimento de pesquisas sobre a sociobiodiversidade amazônica e, desde 2010, um dos Sítios de Pesquisas Ecológicas de Longa Duração (PELD)

O voo experimental está marcado para o dia 22 de outubro. Quando aterrissar na Flona de Caxiuanã, o Atlantik Solar vai presenciar a VII Olimpíada de Ciências da Flona de Caxiuanã, evento organizado pelo Museu Goeldi para as comunidades do entorno. De 18 a 24 desse mês, crianças e professores de Portel e Melgaço (municípios onde está situada a floresta) enchem a estação para uma maratona de ciências, educação e esportes. Para todos, será uma oportunidade única de ver o VANT em funcionamento e conhecer de perto o projeto em que ele está envolvido.

O Atlantik Solar – é uma tecnologia suíça construída pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ) em parceria com a Swissnex Brazil, Instituto Federal de Tecnologia de Zurique (ETHZ) em parceria com a SwissnexBrazil. Os desenvolvedores querem refazer a travessia sobre o Oceano Atlântico feita por Charles Lindbergh em 1927, mas com outros objetivos em mente. As mudanças climáticas mundiais são um dos focos da equipe do Atlantik Solar.

Além de avaliar a capacidade de voo e resistência do VANT sob as condições climáticas da Amazônia, o teste tem outro propósito. Mapear pelo alto e coletar informações atmosféricas sobre Caxiuanã, uma área com mais de 300 mil hectares. Esses dados serão úteis nos estudos sobre a dinâmica da floresta que são monitoradas pelos projetos de pesquisas realizados na Estação e podem contribuir também em um momento estratégico, com a recente aprovação e lançamento do edital de concessão de manejo florestal da Flona.

Texto: João Cunha