Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Aviamento na Amazônia em debate no “Café com Ciência”

Aviamento na Amazônia em debate no “Café com Ciência”

Sistema de comercialização que marcou a história de grande parte da região amazônica é tema da palestra nessa quarta-feira (07) no Museu Goeldi
publicado: 07/12/2016 11h30, última modificação: 20/03/2018 12h14

Agência Museu Goeldi – No anos de 1950, o antropólogo norte-americano Charles Wagley afirmou que o aviamento era o principal elemento estrutural que regulava as relações sociais na Amazônia. Dos tempos coloniais ao contemporâneo, esse sistema comercial marcado pelo adiantamento de bens e acumulação de dívidas pelo trabalhador é uma constante na história da região.

Aviamento fez parte da produção de borracha na AmazôniaO aviamento é o assunto do primeiro “Café  com Ciência” do mêsde dezembro. O evento é gratuito e acontece na quarta-feira (7), às 15h, no Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), em Belém.

Com o título “Memórias do aviamento no Noroeste Amazônico: cruzando histórias e narrativas indígenas”, o tema será apresentado pelo historiador e antropólogo do Museu Goeldi, Márcio Meira.

Palestrante – Formado em Língua e Literatura Francesa pela Universidade de Nancy, com licenciatura plena em História pela Universidade Federal do Pará (UFPA), além de mestrado em Antropologia Social pela Unicamp, Márcio Meira é paraense e pesquisador do Museu Goeldi.

Em 1993, pesquisou o povo Warekena, da região do rio Xié, um dos afluentes do rio Negro, no Amazonas. Ainda na década de 1990, participou da elaboração de Laudos Antropológicos sobre as terras indígenas do Baixo rio Negro, além de ter participado da demarcação das terras indígenas do Médio rio Negro (1996).

Café com Ciência - Organizado todos os meses pela Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi, o “Café com Ciência” propõe o debate de questões científicas atuais de forma descontraída – cada participante leva algo para compartilhar no lanche ao final do evento.

Café com Ciência

Palestra "Memórias do aviamento no Noroeste Amazônico: cruzando histórias e narrativas indígenas", com Marcio Meira (Museu Paraense Emílio Goeldi)

Data: 07/12/2016 (quarta-feira), às 15h

Local: Sala de reuniões nº 01 da Coordenação de Ciências Humanas do Museu Goeldi (Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi. Av. Perimetral, 1901, Terra Firme – Belém)

A entrada é gratuita e aberta a todos os interessados.