Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bacia hidrográfica do rio Amazonas-Solimões

Bacia hidrográfica do rio Amazonas-Solimões

A maior bacia do mundo, o rio transcontinental Amazonas-Solimões, é tema de palestra promovida pelo Museu Goeldi. O palestrante, o geólogo Jorge Picanço Figueiredo, propõe uma hipótese sobre a origem deste rio
publicado: 08/04/2015 16h30, última modificação: 20/02/2018 10h17

Agência Museu Goeldi - A bacia hidrográfica do rio Amazonas-Solimões, considerada a maior do mundo, tem grande importância geopolítica e econômica e possui papel fundamental na distribuição da biodiversidade na região amazônica. Dados que recentemente vieram à tona, adquiridos e interpretados pela indústria petrolífera (análises de proveniência sedimentar através de estudos petrográficos e isotópicos; análise bioestratigráfica de alta resolução – nanofósseis; análise geofísicas de perfis de poços; correlações com dados sísmicos) sugerem uma origem do rio que remonta ao início do Mioceno Superior (c. 10.5 Ma) e um processo evolutivo dividido em três fases principais.

Diante destes dados, uma hipótese foi elaborada a respeito de como, quando e porquê essa bacia formou-se como um rio transcontinental. Esse será o tema da palestra “Rio Amazonas-Solimões: inversão ou conexão? quando, como e porquê o Rio Amazonas-Solimões se formou – uma hipótese sugerida pelo registro geológico do cone do Amazonas”, ministrada pelo geólogo Jorge Picanço Figueiredo. O evento promovido pela Coordenação de Ciência da Terra e Ecologia do Museu Paraense Emílio Goeldi acontecerá na próxima quinta-feira (09/04), às 9h, no auditório Paulo Cavalcante, localizado no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi.

Palestrante - Licenciado em geologia pela Universidade Federal do Pará e PhD em geologia pela Universidade de Liverpool, Jorge Picanço Figueiredo tem experiência profissional em interpretação sísmica e integração com o conjunto de dados de poço (registros de poços, petrologia, paleontologia, geoquímica) para exploração de petróleo e gás e análise de bacias e avaliação de riscos, entre outros temas. Trabalhou na União Brasileira de Mineração, Petrobras e OGX Petróleo e Gás, sendo que nas duas últimas é consultor atualmente. No âmbito acadêmico, estuda evolução estratigráfica, sedimentologia, evolução paleoambiental da região norte da América do sul, entre outros assuntos relacionados.

Serviço

Palestra “Rio Amazonas-Solimões: inversão ou conexão? quando, como e porquê o Rio Amazonas-Solimões se formou – uma hipótese sugerida pelo registro geológico do cone do Amazonas”

Data: 09/04/2015 (quinta-feira)

Local: Auditório Paulo Cavalcante – Campus de Pesquisa do Museu Paraense Emílio Goeldi (Av. Perimetral, n. 1901, bairro Terra Firme)