Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Base genética da origem dos dígitos em tetrápodes

Base genética da origem dos dígitos em tetrápodes

Seminário Bee irá abordar os tetrápodes e a base genética da origem dos dígitos nessa superclasse
publicado: 24/04/2015 10h15, última modificação: 20/02/2018 11h41

Agência Museu Goeldi – “Tetrápodes” é o nome de uma superclasse dos vertebrados terrestres, possuidores de quatro membros. Os animais dessa categoria são descendentes de peixes de nadadeiras lobadas, os Sarcopterygii. Nela, estão incluídos os anfíbios, os répteis, aves com penas e os mamíferos. Uma abordagem sobre a base genética da origem dos dígitos em tetrápodes é o que propõe a palestra do ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) desta sexta-feira (24).

O tema será apresentado pelo geneticista Igor Schneider. O palestrante é doutor em genética pela Universidade de Iowa, nos Estados Unidos e fez Pós-doutorado sobre regiões regulatórias do genoma envolvidas na evolução de membros. Atualmente coordena projetos de pesquisa na Universidade Federal do Pará, na área de evolução de tetrápodes.

A palestra do Ciclo de seminários BEE acontecerá ás 14h, no auditório Paulo Cavalcante, Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, no bairro da Terra Firme, em Belém. O evento é gratuito e aberto ao público.

BEE – Projeto construído pela parceria entre o Museu Paraense Emilio Goeldi (MPEG) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), o ciclo de Seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE) propõe o diálogo entre a comunidade científica. Por meio dele, estão em andamento discussões de projetos em fase inicial ou já consolidados nas duas instituições, encontros quinzenais para debater artigos, apresentações prévias de qualificação em congresso, entre outras atividades. As programações ocorrem durante todo o ano de 2015, sob a organização dos pesquisadores Marcelo Sturaro, Sofia Silva e Tibério Burlamaqui, vinculados ao MPEG.

Os interessados em enviar sugestões de temáticas e palestrantes podem entrar em contato com os organizadores do Seminário através dos e-mails: Marcelo Sturato (marcelosturaro@gmail.com), Sofia M. Silva (sofiamarques1@gmail.com) ou Tibério Burlamaqui (tburla@gmail.com).

Ciclo de seminários em Biologia Evolutiva e Ecologia (BEE)

Palestra: “Base genética da origem dos dígitos em tetrápodes”

Palestrante: Igor Schneider

Data/ Hora: 24/04/2015 às 14h

Local:Auditório Paulo Cavalcante, no Campus de Pesquisa do MPEG (Av. Perimetral, 1901).

Texto: Lorena Brito