Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bertha Becker lança livro sobre cidades amazônicas
conteúdo

Agência de Notícias

Bertha Becker lança livro sobre cidades amazônicas

A obra traça um panorama histórico da urbanização amazônica, mostrando como a região esteve à margem do desenvolvimento brasileiro
publicado: 17/06/2013 10h15, última modificação: 14/06/2018 11h51

Agência Museu Goeldi - Qual o papel das cidades na Amazônia? Por que a rede urbana, ao longo da história, não promoveu o desenvolvimento da região? Esses são alguns questionamentos que a geógrafa Bertha Becker, colaboradora do INCT Biodiversidade e Uso da Terra na Amazônia, busca esclarecer no livro “A Urbe Amazônida”, que será lançado dia 18 de junho no Rio de Janeiro pela editora Garamond.

Com base no pensamento de Jane Jacobs e Peter Taylor, Becker examina a história da urbanização amazônica, entendendo as cidades como motores de crescimento econômico e traçando relações que elas mantêm com os lugares centrais. A autora reafirma a tese de que é urgente um novo padrão de desenvolvimento regional, com o aproveitamento sustentável da riqueza natural e a melhoria das condições de vida das populações. Para ela, o mercado de carbono, o reconhecimento do zoneamento natural dos tipos de vegetação e a criação de cadeias produtivas completas são algumas estratégias promissoras que corroboram este novo modelo.

Rede urbana amazônica – Ao longo da história, a região passou por curtos períodos de crescimento econômico, sempre dependendo das demandas das metrópoles e países estrangeiros. Após o processo de colonização europeia, o governo brasileiro estimulou a expansão da fronteira agrícola do Sudeste como forma de ocupação da Amazônia. Houve novas maneiras de apropriação da terra sem, todavia, avanços no conteúdo, estrutura ou complexidade da economia. A debilidade do mercado nacional e a ausência de políticas públicas que promovam justiça social são alguns dos fatores que desfavorecem o desenvolvimento da região.

Sobre a autora - Bertha Koiffmann Becker é professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde coordena o Laboratório de Gestão do Território (LAGET/UFRJ). Atua como consultora ad hoc de várias instituições científicas, sendo reconhecida pela participação vigorosa no processo de elaboração de inúmeras políticas públicas relacionadas à região amazônica.

 

Serviço: Lançamento do livro “A Urbe Amazônida”, de Bertha Becker. 18 de junho, às 16h30, na Av. Atlântica nº 1896/1301, na cidade do Rio de Janeiro.