Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Biblioteca do MPEG completa 122 anos e comemora com evento especial

Biblioteca do MPEG completa 122 anos e comemora com evento especial

Dia 26 de abril comemora o aniversário da biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna.
publicado: 25/04/2016 17h00, última modificação: 27/02/2018 14h50

Agência Museu Goeldi - Há 122 anos o Museu Goeldi conta com a colaboração da documentação feita pela biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna. Dia 26, a partir das 10h, será comemorado o aniversário desse espaço de divulgação e acesso à ciência, que atualmente funciona no Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, na Terra Firme. Durante o evento, promovido pela Coordenação de Informação e Documentação (CID), haverá uma mesa redonda, uma palestra ministrada pela coordenadora do CID e o lançamento do informativo eletrônico Poranduba.

Programação - A palestra da coordenadora Gilda Ribeiro (CID) apresentará a história, a situação atual e as perspectivas de futuro da biblioteca. Os processos para formação de acervo e a reforma pela qual a biblioteca passou em 2013 serão temas a serem desenvolvidos pela palestrante.

O lançamento do informativo eletrônico do CID acontecerá no final da manhã. O periódico, idealizado coletivamente, é uma expansão do antigo Informe CID, que fazia a divulgação de novas aquisições de livros e periódicos do acervo da biblioteca. O nome Poranduba foi escolhido por significar “notícias” ou “informações” em tupi. O novo informativo traz mais tipos de conteúdo: artigos especiais, notícias, agenda de programações, perfil de colaboradores e explicações sobre os acervos das bibliotecas e do arquivo do MPEG.

História e conservação - Idealizada desde a fundação do Museu em 1866, a biblioteca só foi inaugurada 28 anos depois, em 1894. Sua função primária era ser um acervo de conteúdo científico sobre a Amazônia nas áreas de ciências humanas e naturais. Além do conteúdo produzido no Goeldi, a biblioteca conta com livros, periódicos e outros tipos de publicações que foram adquiridas através de doações, compras e permutas.

A biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna funciona de segunda a sexta-feira, de 8h às 17h para visita e consulta do público.

Aniversário da Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna

Local: Campus de Pesquisa do Museu Goeldi, Av. perimetral, 1901, Terra Firme – Belém
Data: 26/04/2016 (terça-feira)

10h       Abertura – Mesa redonda