Você está aqui: Página Inicial > Notícias > BioBlitz: uma expedição pela biodiversidade urbana
conteúdo

Agência de Notícias

BioBlitz: uma expedição pela biodiversidade urbana

O projeto é um convite da comunidade científica, de instituições como o Museu Goeldi, a estudantes do Ensino Fundamental II que tiverem interesse em desvendar um pouco da natureza do Parque Estadual do Utinga durante dois dias. Em contato direto com plantas, animais e fungos e por meio do aplicativo iNaturalist, será possível obter informações imediatas e registrar as espécies nas trilhas. As inscrições para participar do evento se encerram no próximo dia 20.
publicado: 17/09/2019 17h10, última modificação: 24/09/2019 08h31

Agência Museu Goeldi – Quem é apaixonado pela biodiversidade amazônica e não abre mão do contato direto com a natureza pode se inscrever, até o próximo dia 20 de setembro, no projeto BioBlitz Amazônia, e se candidatar a uma expedição guiada por cientistas no Parque Estadual do Utinga (PEUt). Pesquisadores do Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG), Universidade Federal do Pará (UFPA), Grupo de Estudos de Artrópodes da Amazônia (GEAA), Iderflor-Bio, Parque Estadual do Utinga (PEUt) e Documenting Threatened Species (DoTS)  oferecem a 40 alunos do Ensino Fundamental II (6ª a 9ª série)  uma oportunidade de conhecer e registrar as espécies por meio do aplicativo iNaturalist, para smartphones. As inscrições devem ser feitas até o próximo dia 20 e a programação será realizada nos dias 5 e 6 de outubro.

Juntos, especialistas e não especialistas vão realizar um rápido mapeamento dos seres vivos encontrados ao longo do percurso na unidade de conservação estadual. Além de produzir registros, os aventureiros poderão acompanhar informações em tempo real sobre as espécies, como nome científico e características, ou até descobrir novas espécies na trilha.

Inscrições – As vagas serão preenchidas por sorteio, sendo 20 para escolas públicas e outras 20 para escolas privadas. Os interessados devem se candidatar por meio do formulário disponível na plataforma do projeto e o resultado será divulgado no dia 22. Na abertura da programação, os participantes receberão kit de apoio às atividades e lanche.

Projeto - A National Geografic é a financiadora do projeto, realizado pela primeira vez em 1996, nos EUA. O Brasil teve sua primeira edição em 2013, na Universidade Estadual de São Paulo (Unesp), e, com a programação em Belém, o projeto faz sua primeira incursão na região que abriga a maior e mais biodioversa floresta tropical do planeta.

iNaturalist - O aplicativo é quem auxilia os aventureiros a registrar as espécies, dando dicas e informando em tempo real qual a espécie encontrada, inclusive se ela é uma nova espécie. O aplicativo está disponível na Play Store e IOS para download gratuito.

 Texto: Juliana Soares

Serviço | Projeto BioBlitz Amazônia

Inscrições: até dia 20 de setembro

Acesso ao formulário

Programação: dias 5 (de 14h às 20h) e 6 (7h30 às 12h) de outubro

Local: Parque Estadual do Utinga (Avenida João Paulo II, S/nº, Curió-Utinga)