Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bioeconomia e sustentabilidade na Feira de Ciências de Caxiuanã

Bioeconomia e sustentabilidade na Feira de Ciências de Caxiuanã

A feira começa nesta segunda-feira (24) e conta com a participação de estudantes do Ensino Fundamental e do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) de Portel e Melgaço, no Marajó, que vão apresentar seus trabalhos a pesquisadores e educadores do Museu Goeldi e às comunidades. Neste ano, a novidade será uma exposição fotográfica itinerante, resultado do projeto Artlink – Rainforest.
publicado: 24/06/2019 16h30, última modificação: 24/06/2019 16h43

Agência Museu Goeldi – Com o tema “Bioeconomia e sustentabilidade: navegando entre os rios da floresta”, a Feira de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã chega a sua 8ª edição. O evento busca estimular a iniciação científica dos alunos, levando sempre em consideração a realidade local. Neste ano, são esperadas mais de 600 pessoas entre estudantes, professores e familiares de dez escolas de Portel e de duas escolas de Melgaço. A programação segue até o dia 3 de julho.

Programação – Os projetos e os resultados são expostos para os participantes e avaliados por pesquisadores e colaboradores do Museu Goeldi e servidores convidados da Prefeitura Municipal de Portel e da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade (SEMAS). Os avaliadores seguem em caravana pelos rios e param nas comunidades da região para conhecer as pesquisas dos alunos.

Ao longo da semana, as escolas das comunidades de Portel vão apresentar os projetos: “Mandioca, raiz sustentável”; “Roçado sustentável”; “Castanheira: a riqueza e a bioeconomia da Flona de Caxiuanã”; “Erosão”; “Horta escolar”; “Manejo do açaí”; “O uso de plantas medicinais nas comunidades ribeirinhas”; Marajó, região de floresta”; “Castanha do Brasil e suas utilidades”; “Energia renovável com foco na energia solar” e “Plantas medicinais”.

Das escolas de Melgaço serão apresentados dois projetos: “Lixo” e “Roças a partir do reaproveitamento em áreas degradadas associado ao cultivo rotacionado com trioprodudividade (arroz, feijão e mandioca), na Flona de Caxiuanã”.

A novidade da programação deste ano é a Expedição Fotográfica itinerante “Artlink – Navegando entre rios e florestas” que levará para as comunidades trabalhos artísticos das crianças da Flona de Caxiuanã e de alunos de outros países, como o Estados Unidos (EUA), que integram o Projeto Artlink – Rainforest, realizado entre 2018 e 2019.

Feira de Ciências – É realizada desde 2012 nas escolas da região do Marajó. Com o objetivo de incentivar, no ambiente escolar, o exercício de habilidades de elaboração de projetos e a utilização do método científico, em pesquisas voltadas para a realidade das comunidades. Assim, os estudantes podem propor alternativas e soluções para problemas locais.

O projeto é uma iniciativa da Coordenação Pedagógica do Programa de Educação da Estação Científica Ferreira Penna, do Museu Goeldi, com o apoio de pesquisadores da Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) e as secretarias de educação de Portel e Melgaço. Em 2019, a Feira de Ciências está sendo realizada com apoio do Fórum Nacional de Feira de Ciência do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Serviço | Feira de Ciências na Flona de Caxiuanã “Bioeconomia e Sustentabilidades navegando entre os Rios da Floresta”.

Dias: 24 de junho a 3 de julho

Melgaço

24 de junho (segunda-feira)

Manhã | Abertura da Feira de Ciência

Local: Escola Nossa Senhora da Conceição Rio Pracupijó.

25 de junho (terça-feira)

Local: Escola São Sebastião Comunidade de Caxiuanã

Portel

26 de junho (quarta-feira)