Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Bioeconomia é tema da XI Olimpíadas de Ciências na Flona de Caxiuanã

Bioeconomia é tema da XI Olimpíadas de Ciências na Flona de Caxiuanã

O evento começa nesta quarta-feira (23) com uma programação bastante diversificada de oficinas, dinâmicas e competições, envolvendo alunos e professores de Portel e Melgaço, municípios do Marajó. As olimpíadas fazem parte das atividades do Museu Goeldi na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
publicado: 23/10/2019 14h59, última modificação: 23/10/2019 15h05

Agência Museu Goeldi – A Estação Científica Ferreira Penna (ECFPn) está pronta para iniciar, a partir desta quarta-feira, mais uma edição das Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã. Com o tema “A bioeconomia navegando nos rios da floresta, preservando a diversidade e a riqueza para o desenvolvimento sustentável”, o evento busca conscientizar os participantes para a importância dos recursos da floresta e a forma mais adequada de utilizá-los.

Com a participação de cerca de 90 estudantes de escolas dos municípios de Portel e Melgaço, a programação das Olimpíadas já é uma tradição no calendário das ações de popularização da ciência, realizadas pelo Museu Paraense Emílio Goeldi junto às comunidades da Flona de Caxiuanã. Além dos estudantes e professores, pesquisadores, voluntários e a comunidade em geral participa com muita empolgação das atividades.

As Olimpíadas de Ciências integram a 16° Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), maior evento de popularização da ciência no Brasil. O Museu de Portas Abertas, realizado no Campus de Pesquisa, e o Seminário do Programa de Pós-Graduação em Biodiversidade e Biotecnologia (PPG-Bionorte) também fazem parte das ações que ocorrem em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Programação – Durante os dias de programação, os alunos participam de oficinas, competições, momentos culturais e dinâmicas. Entre as oficinas, os alunos vão aprender sobre a preservação do meio ambiente e o uso adequado dos recursos da floresta. Será realizada também demonstração sobre os aracnídeos e os insetos da Amazônia.

Ocorrerão ainda oficinas sobre a criatividade na produção cinematográfica e também sobre o uso sustentável da água e a biodiversidade amazônica, incentivando a criação e desenvolvimento de projetos de iniciação científica entre os alunos.

A extensão programação conta também com a demonstração sobre evolução e paleontologia, que vai discutir as mudanças da fauna amazônica ao longo do tempo. Além disso, os idosos vão conduzir uma conversa para compartilhar suas memórias e refletir sobre os usos da floresta.

Nas Olimpíadas, entre as atividades mais esperadas estão as competições esportivas. Os estudantes disputam em categorias desportivas bem conhecidas por quem vive na Amazônia: natação; casquinhagem, uma corrida de canoas; e corrida de peconha (escalada de árvores utilizando uma espécie de cinto feito de fibra, que é amarrado aos pés para auxiliar na subida).

Competição de casquinhagem.png

As Olimpíadas – As Olimpíadas de Ciências da Floresta Nacional de Caxiuanã iniciaram como ação educativa promovida pelo Museu Goeldi em 2001, no formato de gincana de ciências. Em 2008, a ação ganhou a configuração atual de Olimpíada na floresta, e passou a ter vínculo com a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações.

As Olimpíadas têm o objetivo principal de disseminar as pesquisas realizadas no Museu Goeldi e realizar educação científica e ambiental nas comunidades ao redor da Estação Científica Ferreira Penna, no Marajó.

A programação, coordenada pela educadora do Museu Goeldi, Socorro Andrade, é um importante momento de confraternização e aproximação dos moradores dos municípios de Portel e Melgaço com a ciência produzida no local. A ECFPn desenvolve pesquisas e promove eventos ao longo de todo ano e atualmente sedia a primeira turma de Ensino Médio da região.

Serviço | XI Olimpíadas de Ciências na Floresta Nacional de Caxiuanã

Data: 23 a 29 de outubro.

Local: Estação Científica Ferreira Penna, na Flona de Caxiuanã.

Oficinas: 23 a 26 de outubro.

Atividades esportivas: 23 a 26 de outubro, após as oficinas.

Culturais: 23 a 26 de outubro, 20h

- O Meio Ambiente e o Ser Humano.

- Preservação e Conservação dos Biomas Brasileiros.

- Conhecendo os aracnídeos da Amazônia!

- O Universo dos Insetos Amazônicos

- Criatividade em equipe através da realização cinematográfica

- Educação Ambiental

- Uso Sustentável da Água